domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O estaleiro paraense é líder na fabricação de embarcações fluviais no Brasil e referência para a construção naval na Amazônia (crédito: Divulgação/Estaleiro Rio Maguari)

Região Norte

Grupo norueguês encomenda barcaças a estaleiro do Pará

2 de agosto de 2022 às 13:30
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Flumar investiu R$ 50 milhões no projeto das novas embarcações, previstas para serem entregues em 2023

A empresa de navegação Flumar, do grupo norueguês Odfjell, encomendou quatro barcaças-tanque oceânicas ao Estaleiro Rio Maguari (ERM), no Pará. O investimento é de R$ 50 milhões nas embarcações que têm capacidade de carregamento de 4 mil metros cúbicos cada. A construção delas começou neste mês e a previsão é que sejam entregues até o segundo semestre do ano que vem. Estas são as primeiras unidades do tipo encomendadas pela Flumar.  

As balsas-tanque são certificadas pela ABS, empresa global de certificações, e pelas características oceânicas, poderão operar em todo o território nacional. Segundo a Flumar, existem boas perspectivas de expansão para os próximos anos no segmento de transporte de combustíveis e biocombustíveis, nicho principal da companhia, que pretende utilizar as barcaças nessas operações. 

Porém, os equipamentos são aptos para transportar também granéis líquidos, como químicos, petroquímicos e óleos vegetais. 

A empresa de navegação espera ampliar o alcance de seus serviços com o acréscimo das barcaças à frota, que permitirão acesso a localidades com restrições operacionais, combinadas com navios maiores, em operações ship-to-ship. Além disso, as barcaças podem ser utilizadas para otimização de movimentações entre terminais portuários.

A Flumar é uma empresa brasileira de navegação (EBN) que atua com sete navios no transporte de granéis líquidos (químicos, petroquímicos, combustíveis, biocombustíveis e óleos vegetais, além de gases liquefeitos de petróleo) na cabotagem e no trade Mercosul. O grupo Odfjell, além da navegação, opera nove terminais de granéis líquidos (Granel Química), localizados nos principais portos do país.

No agenciamento marítimo, o grupo atua com serviços através da Agência Marítima Granel (AMG). 

Estaleiro

O estaleiro paraense é líder na fabricação de embarcações fluviais no Brasil e referência para a construção naval na Amazônia. Localizado no distrito de Icoaraci, município de Belém, o Estaleiro Rio Maguari tem acesso privilegiado aos grandes rios da Amazônia e ao Oceano Atlântico, o que permite a otimização da logística no suprimento de insumos e o amplo acesso aos mercados internacionais. 

O empreendimento ocupa uma área de 111 mil m2, com 315 metros de orla, e possui uma área de expansão anexa de 151 mil m2 e mais 340 metros de orla. 

Compartilhe:
TAGS barcaças-tanque Estaleiro Flumar Indústria Naval investimento Odfjell Pará Rio Maguari