A solenidade de abertura fechou o primeiro dia de atividades do Centro-Oeste Export e reuniu autoridades de Goiás e do Poder Judiciário, além de executivos do setor portuário. Foto: Luciano Ohya/Grupo Brasil Export
Centro-Oeste Export
Autoridades enfatizam importância do Centro-Oeste Export para soluções da logística
A solenidade de abertura do Centro-Oeste Export, Fórum Regional de Logística, Infraestrutura e Transportes, reuniu diversas autoridades do setor, que destacaram o evento como percursos para discutir os principais problemas e questões logísticas da região, uma das principais produtoras do país.
Representando Goiás, anfitrião da edição de 2024 do fórum, o secretário de Infraestrutura do Estado de Goiás, Pedro Sales, destacou o papel do estado como importante produtor agrícola do estado, mas que, neste momento, os produtores do campo buscam novas e melhores alternativas na questão de embarcar seus grãos e derivados.
“Goiás desponta como estado referência na produção agrícola e a grande parte da produção é exportada. Muitas vezes nós não sabemos, mas existe produtor que tem que financiar 10, 15 dias de embarcação ancorada em Santos (SP) porque o porto está saturado e não apresenta condições de atender o produtor goiano, o produtor mato-grossense e o produtor sul-mato-grossense”, disse.
Sales acrescentou que “quando se fala em abrir novas opções portuárias, os produtos desbravam. Há possibilidade de exploração pelo Porto de Açu como opção de exportação. Tendo o Porto de Suape como opção, também”.
Sales ainda reforçou as melhorias para o modal ferroviário e também o ferroviário, principalmente a partir da Ferrovia Norte-Sul.
“Temos que saber qual a efetiva capacidade para absorver essa produção, que tipo de operador terá para fazer um transbordo bimodal. Esse tipo de debate a gente precisa estruturar e amadurecer”, completou.
Em sua fala, o presidente da da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), Francisco Junior, elaborou a palavra estratégia como o principal ponto a ser abordado em fóruns de logística como é o Centro-Oeste Export.
“Somos um país imenso, com uma produção cada dia melhor. Precisamos entender que estamos do mesmo lado. É preciso conversar para se criar ideias e ações. Entendo que o fórum tenha essa função especial nesse sentido. É necessário buscar recursos, o investimento da iniciativa privada, mas é fundamental compreender o papel de cada um e o momento em que é preciso atuar. Cada um tem seu papel e é fundamental atuar juntos”, comentou.
O deputado federal e vice-presidente de Mobilidade Urbana da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi) destacou o trabalho do Grupo Brasil Export em promover ideias e apresentar soluções em prol da logística e infraestrutura do país.
“Reconhecemos o trabalho desenvolvido, a contribuição dada do ponto de vista de levantar o diagnóstico, mas ao mesmo tempo de buscar soluções definitivas para os grandes desafios pela frente. O Centro-Oeste é uma região promissora, que traz os chamados bons problemas. Temos 70% da produção de soja e milho, mas que não tem capacidade de armazenagem. E aqui na região não temos a questão do transporte muito bem distribuído para atender todas as necessidades. Estamos representando a Frenlogi, nos colocando à disposição, mas sabendo da nossa responsabilidade institucional de buscar alternativas necessárias para pensar o desenvolvimento da nossa região e do país do ponto de vista de curto, médio e a longo prazo”, disse.
A solenidade de abertura do Centro-Oeste Export ainda contou com as participações de Breno Medeiros, ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST); Edeon Vaz Ferreira, presidente do Conselho do Centro-Oeste Export; Angelino Caputo, diretor-executivo da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra); Sergio Aquino, presidente da Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop); Sandra Silva, gerente jurídica da Cargill; Edson Souki, presidente da Granel Química; e Denimarcio Borges de Oliveira, secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Rio Verde (GO).
O Fórum Centro-Oeste Export é uma iniciativa e realização do Grupo Brasil Export. A produção é da Bossa Marketing e Eventos e a mídia oficial da Rede BE News.