Base Aérea de Canoas tem servido como principal ponto de pousos de aviões que carregam donativos para as vítimas dos municípios afetados do RS (Foto: Divulgação/FAB)
Região Sul
Anac libera operação de voos comerciais na Base Aérea de Canoas
Segundo a decisão, liberação na área militar valerá enquanto o Aeroporto de Porto Alegre estiver fechado
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou neste sábado (18) a liberação para operação de voos comerciais na Base Aérea de Canoas (RS), município localizado na região metropolitana de Porto Alegre. Com a decisão, a área militar poderá ser utilizado para transporte aéreo civil de passageiros e de cargas.
A autorização para operação de voos comerciais foi concedida em reunião da Diretoria Colegiada do órgão, na sexta-feira (17). Espera-se que a medida seja oficializada a partir de uma resolução a ser publicada no Diário Oficial da União.
A operação de voos domésticos em Canos serve como uma alternativo devido a suspensão das atividades do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. O terminal está fechado devido aos fortes alagamentos que ocorreram na Capital em razão ao aumento de nível do Lago Guaíba.
Segundo a Anac, a autorização para este tipo de operação na área militar em Canoas será válida enquanto estiverem suspensas as operações no Salgado Filho.
Toda a operação em Canoas será feita pela empresa Fraport, concessionária responsável por administrar o Aeroporto Internacional de Porto Alegre. A empresa tem se articulado para transferência de equipamentos essenciais para o transporte de passageiros, tais como aparelhos de raios-x e escadarias para acesso às aeronaves.
Portos e Aeroportos
A Fraport e o Ministério de Portos e Aeroportos afirmaram que vão aguardar o nível de água abaixar de dentro das instalações do Aeroporto de Porto Alegre para então realizar um diagnóstico dos prejuízos encontrados.
O terminal segue paralisado, de acordo com a concessionária, até o final do mês de maio. No entanto, não há previsão do retorno das atividades no local.
Conforme a Portos RS, o Porto de Porto Alegre segue com suas operações suspensas devido à cota de inundação do Lago Guaíba, que deixou boa parte da capital gaúcha alagada. Ainda não há previsão de retomada das atividades.
O embarque de toras de madeira segue suspenso e as atividades estão paralisadas no Porto de Pelotas. Já o Porto do Rio Grande segue operando normalmente.
Os ventos de quadrante oés-sudoeste atingiram os 41,8 km/h e a correnteza foi de vazante durante toda a manhã desta quarta-feira (15), chegando a velocidade de 5,9 km/h em direção ao Oceano Atlântico.