sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Tragédia climática das últimas semanas no Rio Grande do Sul já causou 157 mortes, segundo a Defesa Civil Estadual (Foto: Mauricio Tonetto / Secom)

Região Sul

Governo emite alerta para “inundação severa” em municípios do RS

20 de maio de 2024 às 14:42
Yousefe Sipp Enviar e-mail para o Autor

Descarga de água do Lago Guaíba para a Lagoa dos Patos preocupa cidades do extremo sul do estado

A semana promete ser de muita atenção para o Rio Grande do Sul. O governo gaúcho emitiu nesta segunda-feira (20) um alerta de inundação severa para municípios do extremo sul do estado, devido à descarga de água do Lago Guaíba, que está descendo para a Lagoa dos Patos e já se aproxima das cidades próximas.

“Na zona sul, ainda há a possibilidade de aumento do volume de água, o que pode provocar ainda mais desabrigados. Só poderemos ter um cenário mais claro quando a água for expulsa da região metropolitana e baixar na Zona Sul”, afirmou o ministro-chefe da Secretaria Extraordinária de apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta.

Já são 157 pessoas mortas após as fortes chuvas que atingiram o estado. A tragédia climática, que já dura mais de três semanas, afetou cerca de 2,3 milhões de pessoas em 463 municípios. Mais de 76 mil pessoas estão em abrigos e 581 mil estão desalojadas, abrigando-se na casa de parentes ou amigos.

A previsão do tempo para a semana indica ainda grandes volumes de chuva para o Rio Grande do Sul entre terça-feira (dia 21) e quinta-feira (dia 23), por causa da chegada de uma nova massa de ar frio, com ventos fortes e ar polar.

Os alertas são para possíveis extravasamentos da calha de rios menores, arroios e córregos onde a chuva apresentará elevada intensidade nas regiões da metade sul, centro e noroeste do estado. Ainda seguem elevados os níveis dos rios Jacuí, Sinos e Gravataí, todos acima da cota de inundação.

Serviços de Infraestrutura

De acordo com o último boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, divulgado às 12h desta segunda-feira (21), são 81 trechos com bloqueios totais e parciais em 47 rodovias, incluindo estradas, pontes e balsas.

No transporte aéreo, o Aeroporto Internacional Salgado Filho é o único com operações suspensas. Nos portos, o do Rio Grande segue operando normalmente, enquanto os portos de Pelotas e Porto Alegre estão com as atividades paralisadas.

Nas redes sociais, o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Hiratan Pinheiro, destacou alguns dos trabalhos do órgão que estão sendo realizados no estado.

“Durante a semana, realizamos diversas melhorias nos caminhos assistenciais, como a pavimentação do bueiro da BR-290, no quilômetro 132, onde conseguimos concluir a pavimentação, melhorando assim a trafegabilidade. As águas em São Leopoldo baixaram, possibilitando a liberação em dois sentidos. Os trabalhos continuam na BR-470, na região de Veranópolis e Bento, com jateamento em concreto para proteção da plataforma da rodovia. Na BR-116, é necessário monitorar o horário de trafegabilidade da via, das 07h às 17h, devido à grande instabilidade da encosta”, detalhou Hiratan.

Compartilhe:
TAGS governo inundação Lago Guaíba lagoa dos patos Rio Grande do Sul