O presidente da Associação Comercial de Santos, Mauro Sammarco, discursa durante a abertura do Seminário do Café: evento é realizado na cidade pela primeira vez. Foto: Reprodução
Região Sudeste
Seminário em Santos promete discutir todos os temas ligados ao café
Evento internacional teve início na terça-feira e vai até quinta, reunindo autoridades e especialistas de 29 países
Começou na terça-feira, dia 21, em Santos (SP), a 24ª edição do Seminário Internacional do Café. Considerado o maior evento do setor cafeeiro, o encontro vai até esta quinta-feira, dia 23, reunindo autoridades e especialistas de 29 países.
Organizado pela Associação Comercial de Santos (ACS), o seminário promove palestras, debates e painéis, que abordarão questões mercadológicas, práticas sustentáveis, inovação, entre outras pautas relevantes para o setor.
Empresas ligadas ao setor também participam com estandes, que estarão disponíveis durante todo o evento, realizado no Blue Med Convention Center.
O presidente da ACS, Mauro Sammarco, lembrou que esta é a primeira edição que tem Santos como sede e o que isso representa.
“Este evento é realizado desde 1972. Por questões da época, da importância de Guarujá como balneário e da estrutura dos resorts, o evento é sempre realizado lá. Mas era o momento de conexão com a nossa cidade. O café trouxe tanto desenvolvimento para o porto e para o nosso município. E Santos agora está preparada, com o centro de convenções e a rede hoteleira, tem agora esse grande evento, que serve de cartão de visita para outros grandes eventos acontecerem”, declarou.
Segundo Sammarco, serão debatidos temas como inovação, sustentabilidade, economia e publicidade, sempre ligados ao setor cafeeiro.
“Acho que a gente está cobrindo todos os grandes aspectos do mercado, oferecendo o que tem de melhor para o nosso associado”, disse o presidente da ACS, destacando a presença de figuras ilustres no seminário, como o economista Ricardo Amorim.
Ligação histórica
O presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, lembra que 80% de todo o café produzido no Brasil passa pelo Porto de Santos. Ele destacou a relevância do evento e a importância do café para o porto da cidade.
“O Porto de Santos é o que é graças à exportação de café, à produção brasileira, aos produtores de café. Então, nós temos aqui um estande e os operadores poderão consultar quais são as obras de infraestrutura para que o porto possa se apresentar cada vez mais competitivo, escoando o café para os 200 países conectados com ele”, disse Pomini.
O presidente da Autoridade Portuária tem boas expectativas a respeito do evento. “Este seminário reúne diversos produtores do mundo, fazendo bons negócios, gerando empregos, fomentando a economia brasileira e conectando nosso café com 200 países.
Turismo de negócios
O prefeito de Santos, Rogério Santos (Republicanos), falou sobre o que significa para o município receber uma edição do Seminário do Café. “Movimentar o turismo de negócios em Santos e também reviver e festejar essa história do café com a cidade. Esse seminário é um marco”, disse ele.
O chefe do Executivo municipal também lembrou da relação histórica do Porto de Santos com o café. “Além de ser o porto exportador do café no fim do século retrasado e início do século passado, também foi por ele que chegaram os imigrantes que se espalharam pelo Brasil afora, muitos para trabalhar no plantio do café. Então, Santos é uma referência para o café”.