A missão, conforme o acordo, é zerar as emissões de carbono dos portos paranaenses até 2030 (Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná)
Região Sul
Centro espanhol inicia plano de descarbonização da Portos do Paraná
Nesta semana, a Fundación Valenciaport fez uma apresentação do projeto a diretores da Autoridade Portuária, representantes de terminais e operadores
A Fundación Valenciaport, centro de pesquisa espanhol reconhecida pela atuação em temas de inovação e gestão de logística portuária, fez nesta semana a apresentação das etapas de elaboração do Plano de Descarbonização da Portos do Paraná, Autoridade Portuária dos complexos de Paranaguá e Antonina. A apresentação contou com a presença da diretoria, bem como representantes de arrendatários, operadores portuários e empresas que operam nos dois portos.
Com a expectativa de conclusão em 20 meses, o projeto tem como principais objetivos calcular as emissões de CO2 em todas as logísticas portuárias executadas no litoral paranaense e o desenvolvimento de estratégias de descarbonização em conjunto com as áreas portuárias.
Especializada no tema, o vínculo entre a Valenciaport com a Portos do Paraná começou com um termo de cooperação técnica assinado em 2020.
A missão, conforme o acordo, é zerar as emissões de carbono dos portos paranaenses até 2030.
“Nós somos demandados por clientes internacionais, principalmente europeus, sobre qual é a nossa pegada de carbono e, hoje, grandes multinacionais já trabalham com essa perspectiva. Nós, da Portos do Paraná, e o Porto de Itaqui estamos liderando esse projeto no Brasil junto com a Fundación Valenciaport para conquistar esta identificação”, comentou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
A apresentação do Plano de Descarbonização foi feita pelo diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Fundación Valenciaport, Josep Sanz Argent, o diretor de Projetos e consultor de Inovação e Estratégia Portuária da entidade, Jonas Mendes Constante, e a consultora sênior Jussara Neto Mendes.
Durante toda esta semana, representantes do centro de pesquisa espanhol está visitando os portos paranaenses e diversos terminais portuários. Nas visitas, os dirigentes apresentam demandas de informação para a metodologia e apresentar o cálculo da pegada de carbono.
Segundo informou a Portos do Paraná, as visitas técnicas aos terminais portuários de Paranaguá e Antonina seguem até sexta-feira (24).