sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Fragata União seguirá viagem no sábado e a expectativa é chegar no Rio Grande do Sul na próxima segunda-feira, 27 de maio (Foto: Cássio Lyra/BE News)

Região Sudeste

Capitania dos Portos embarca donativos para o RS em navio da Marinha

Atualizado em: 24 de maio de 2024 às 16:59
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Mais de 200 militares atuaram no carregamento de 15 toneladas de produtos no Porto de Santos

A Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) se mobilizou para enviar um total de 15 toneladas de donativos aos municípios afetados pela tragédia climática no Rio Grande do Sul. Segundo a corporação, a iniciativa ocorreu dentro do âmbito da Operação Taquari 2, que envolve as Forças Armadas, e visa o transporte de donativos de primeira necessidade que foram coletados por diversas instituições.

Para a operação, a Marinha do Brasil deslocou do Rio de Janeiro a Fragata União, que atracou no Cais da Marinha do Porto de Santos na quinta-feira (23).

Nesta quinta e sexta-feira (24), mais de 200 militares atuaram no embarque dos donativos que foram feitos e entregues na sede do 8º Complexo Naval. Além da presença de militares, a operação contou com caminhões e diversos maquinários que fizeram o embarque dos produtos na embarcação.

“Esse material consiste basicamente de medicamentos, alimentos, materiais de limpeza, e outros itens considerados de primeira necessidade”, comentou o capitão de mar e guerra, Marcus André de Souza e Silva, capitão dos Portos de São Paulo.

A operação colocou todo o trabalho de militares desde o cais até as diversas partes da fragata, onde os donativos foram distribuídos em local de ampla segurança para seguir viagem até o Rio Grande do Sul.

“Temos 130 tripulantes da Fragata União, mais 120 militares do Complexo Naval, que, unidos, estão realizando todos os esforços necessários para embarcar todo esse material em direção ao Rio Grande do Sul”, afirmou o capitão Marcus André.

Segundo o capitão dos portos de São Paulo, a expectativa é que a fragata deixe o Porto de Santos neste sábado, 25 de maio, onde seguirá para o Porto do Rio Grande, que já vem recebendo embarcações das Forças Armadas, de empresas e também de outros portos brasileiros carregados com ajuda humanitária.

“O navio tem previsão de chegada em Rio Grande na segunda pela manhã”, finalizou o comandante.

Quando chegar em terras gaúchas, os donativos serão distribuídos pelas Forças Armadas e pela Defesa Civil local aos municípios mais necessitados.

Compartilhe:
TAGS