Esta é a segunda vez em pouco mais de um ano que o efetivo desta categoria é ampliado. Em março de 2023, 47 novos profissionais assumiram a função (Foto: Divulgação)
Porto de Santos
Ogmo Santos diploma 2º turma de consertadores
Os 26 diplomados foram aprovados em processo seletivo privado e fizeram o curso de formação, concluído na semana passada
O Órgão de Gestão da Mão de Obra do Trabalho Portuário do Porto Organizado de Santos (OGMO/Santos) diploma, nesta quarta-feira (29), em sua sede, 26 novos Trabalhadores Portuários Avulsos da categoria Consertadores. Entre eles, há uma mulher. Esta é a segunda vez em pouco mais de um ano que o efetivo desta categoria é ampliado. Em março de 2023, 47 novos profissionais assumiram a função.
Trata-se da complementação prevista no edital nº 001/2022, conduzido pelo Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (IDCAP). O processo seletivo foi encerrado no último dia 21, com o término do curso de formação que foi realizado pelo Centro de Excelência Portuária de Santos (CENEP). Os candidatos passaram, ainda, por outras cinco etapas, que incluem prova objetiva, teste de aptidão física para a atividade, teste de avaliação psicológica, comprovação de documentos e exame médico.
“A entrada destes novos trabalhadores é de grande importância, pois irá atender às ofertas de trabalho avulso ou de vínculo empregatício, geradas pelos operadores portuários. Também importante destacar a ‘oxigenação do sistema’ que, com a entrada destes 26 TPAs da categoria dos consertadores, chega ao total de 120 novos TPAs nos últimos 14 meses, sendo 70 da categoria Consertadores e 50 da categoria do Bloco”, destacou o diretor-executivo do OGMO/Santos, Evandro Schmidt Pause.
O processo seletivo é um método transparente e isonômico, realizado com base em regras definidas através de convenção coletiva de trabalho. O documento foi assinado pelo Sindicato dos Operadores Portuários (SOPESP) e pelo Sindicato dos Consertadores de Carga e Descarga nos Portos do Estado de São Paulo.