sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Jorge Alberto Sales de Lima trabalhou por 35 anos na Petrobrás, onde exerceu diversas funções gerenciais na implementação de projetos industriais e offshore, no Brasil e no exterior. Tem formação em Engenharia Mecânica e extensa experiência em gerenciamento de projetos de grande porte, de suprimento de materiais e equipamentos e desenvolvimento de negócios. Foto: Reprodução

Região Nordeste

Noxis anuncia primeiro diretor da Refinaria do Pecém

29 de maio de 2024 às 17:23
Da Redação Enviar e-mail para o Autor

Com o anúncio, a empresa avança no desenvolvimento de um estratégico projeto de refino de petróleo no Brasil

A Noxis Energy, empresa responsável pelo desenvolvimento de três projetos de refino de petróleo no Brasil, anunciou a chegada do engenheiro Jorge Lima para assumir, neste mês de maio de 2024, a posição de diretor-geral da Refinaria do Pecém, unidade que ficará localizada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, região metropolitana de Fortaleza.

O executivo cearense é o primeiro diretor anunciado para o projeto mais avançado no portfólio da Noxis. A direção da empresa brasileira, sediada no Rio de Janeiro, informa que Jorge Lima será responsável por liderar os processos de implantação da Refinaria do Pecém.

“O desafio é grande, mas estamos muito satisfeitos com a chegada do Jorge Lima, por se tratar de um profissional com sólida experiência na indústria brasileira de óleo e gás. Ele vai nos ajudar a impulsionar o projeto de uma refinaria moderna e autossustentável no Ceará. Além da expertise técnica de todo o processo, o Jorge já trabalhou em construção de refinarias, inclusive ocupando cargos gerenciais no Brasil, Espanha e Cingapura. Enxergamos a chegada do executivo como um reforço para o time da Refinaria do Pecém”, pontua Márcio Dutra – diretor-executivo da Noxis Energy.

Jorge Alberto Sales de Lima trabalhou por 35 anos na Petrobrás, onde exerceu diversas funções gerenciais na implementação de projetos industriais e offshore, no Brasil e no exterior. Tem formação em Engenharia Mecânica e extensa experiência em gerenciamento de projetos de grande porte, de suprimento de materiais e equipamentos e desenvolvimento de negócios. Nos últimos anos, o engenheiro trabalhou na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará, onde ocupou a posição de Coordenador de Atração de Investimentos em óleo e gás, hidrogênio verde e outros projetos especiais.

“Estou muito honrado com o convite da Noxis, que é uma empresa que acompanho desde a sua manifestação de interesse em instalar uma refinaria de petróleo no estado do Ceará. Afinal, esse projeto da refinaria do Pecém é a realização de um sonho do povo cearense. Por isso, dedicarei todos os meus esforços para que, com a experiência que possuo, venha a contribuir com o sucesso desse empreendimento que, sem dúvidas, será um marco para o desenvolvimento econômico do Ceará”, celebra Jorge Lima – diretor da Refinaria do Pecém.

Autorização ambiental 

Nesse momento, a Noxis aguarda obter das autoridades ambientais do Ceará a Licença de Instalação (LI) da Refinaria do Pecém. A expectativa da empresa é que a licença possa ser emitida no segundo semestre desse ano para que logo em seguida possa ter início a preparação da área que vai receber a refinaria. O terreno do empreendimento possui 106,6 hectares e está localizado no setor 2 da ZPE Ceará, a zona de processamento de exportação do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

 

Compartilhe:
TAGS