O programa prevê investimentos totais estimados em R$ 194 bilhões e mais de 1 mil quilômetros de malha férrea (Foto: Sergio Barzaghi / Governo do Estado de SP)
Região Sudeste
Tarcísio apresenta programa com mais de 40 projetos de ferrovias
Nesta quarta-feira, governo assinou contrato de concessão do Trem Intercidades SP-Campinas
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), lançou nesta quarta-feira (29) o programa SP Nos Trilhos, onde estão reunidos 40 projetos estaduais de transporte de passageiros e de cargas através do modal ferroviário. Ao todo, nove propostas já foram qualificadas pelo Governo Estadual. O programa prevê investimentos totais estimados em R$ 194 bilhões e mais de 1 mil quilômetros de malha férrea.
Durante o anúncio de lançamento do programa, ocorrido na Estação Cultura, em Campinas, Tarcísio classificou o investimento no modal ferroviário como alternativa de transporte aos grandes congestionamentos das rodovias.
“O estado de São Paulo cresceu e suas grandes cidades nasceram às margens dos trilhos. Há um grande esforço do Governo do Estado de retomar o transporte ferroviário, que é urgente e importante. As rodovias estão cada vez mais congestionadas, nós precisamos de uma solução sustentável e aderente ao que o mundo faz. Se vamos começar a retomada do transporte ferroviário de passageiros no Brasil, isso tem que acontecer em São Paulo. Temos um futuro ferroviário que está renascendo, nós vamos fazer a ferrovia renascer no estado de São Paulo e o paulista voltar a andar de trem”, afirmou Tarcísio.
Dos nove projetos já qualificados pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), o TIC Eixo Norte (São Paulo-Campinas) será implementado pelo consórcio C2 Mobilidade, vencedor do leilão realizado neste ano.
Os demais projetos ferroviários são os TICs Eixo Oeste (São Paulo-Sorocaba); Eixo Leste (São Paulo-São José dos Campos) e eixo Sul (São Paulo/Santos); as linhas 10 e 14 (ABC Leste), e 11, 12 e 13 (Alto Tietê) de trens urbanos, as linhas 19 e 20 de metrô e os Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) de Campinas e Sorocaba.
Segundo o Governo Estadual, o programa SP Nos Trilhos também reúne propostas que ainda estão em avaliação, como os TICs São José dos Campos-Taubaté, Sorocaba-Campinas-Ribeirão Preto, Campinas/Araraquara, empreendimentos de construção e ampliação dos sistemas de metrô e trens urbanos e novos trechos do VLT da Baixada Santista, entre outros.
Trens intercidades
O Governo de São Paulo tem no radar três projetos do Trem Intercidades: TIC Eixo Oeste (São Paulo-Sorocaba); TIC Eixo Leste (São Paulo-São José dos Campos) e TIC Eixo Sul (São Paulo-Santos). Segundo estimativa do governo, os projetos devem custar mais de R$ 33 bilhões.
TIC Eixo Norte
Também nesta quarta-feira, o Governo de São Paulo autorizou a assinatura do contrato de concessão do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte, que vai ligar a Capital até Campinas. A obra será realizada pelo Consórcio C2 Mobilidade sobre Trilhos, orçado em R$ 14,2 bilhões.
“Hoje é dia de celebrar o legado do Trem Intercidades Campinas-São Paulo, que é um dos projetos mais importantes desta gestão. A gente assina o contrato e inicia um período de transição pré-operacional com o começo das obras em 2026, em 2029 vamos ter o serviço intermetropolitano do trem parador funcionando. E depois, em 2031, vamos ter o trem expresso com uma só parada em Jundiaí. Vamos encurtar o tempo de trajeto trazendo conforto, melhorando a mobilidade e diminuindo as emissões com todos os benefícios que podemos ter em um projeto dessa magnitude”, afirmou Tarcísio.
O TIC será o serviço expresso em 101 quilômetros de trilhos entre São Paulo e Campinas, com parada em Jundiaí. O empreendimento engloba ainda a implantação do Trem Intermetropolitano (TIM) entre Campinas e Jundiaí e a concessão da Linha 7-Rubi, atualmente operada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na ligação de Jundiaí até a capital.
A partir da assinatura do contrato, os próximos passos serão o início da fase preliminar do projeto, que acontecerá entre junho e novembro deste ano. Nessa etapa, a concessionária vai apresentar os planos de financiamento, desapropriação, reassentamento e se prepara para o início da transição operacional com quadros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
As ações prévias às obras dos três serviços do TIC Eixo Norte serão promovidas até julho de 2026. O início efetivo da construção de todas as linhas do projeto deve ocorrer em até dois anos a partir da formalização do acordo de concessão.