sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Segundo o ministro, o Rio Grande do Sul concentra 70% do arroz produzido nacionalmente. Santa Catarina, 15%. Os demais 15% são produzidos no restante do Brasil (Foto: Guilherme Martimon/MAPA)

Nacional

Arroz importado chegará em até 40 dias, diz ministro da Agricultura

Atualizado em: 30 de maio de 2024 às 14:04
Yousefe Sipp Enviar e-mail para o Autor

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou que o arroz importado e subsidiado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) deve chegar aos supermercados em 40 dias. “Chega com preço destinado, pois tem subvenção do Governo, para controlar esse exagero de preços, a especulação financeira. E deve chegar nas gôndolas dos supermercados. Acredito que em 30 a 40 dias já deve estar chegando”.

Segundo o ministro, o Rio Grande do Sul concentra 70% do arroz produzido nacionalmente. Santa Catarina, 15%. Os demais 15% são produzidos no restante do Brasil. Fávaro explicou que o arroz comercializado será o Agulhinha tipo 1 e que na embalagem será identificado com preço máximo de R$ 20 para o pacote de 5 kg. O Governo está esperando a finalização do edital de compra para começar o primeiro pedido de importação, que será de 300 mil toneladas e, se necessário, pode chegar a 1 milhão de toneladas, sendo feito gradativamente a partir da oferta e demanda do setor.

“Nós sabemos que o Rio Grande do Sul tem um estoque suficiente para abastecer o Brasil, independente da tragédia que aconteceu, mas concordamos com os próprios líderes do setor no estado, que o problema é também da infraestrutura logística e da dificuldade para emitir notas fiscais. Então, não podemos deixar o mercado na vulnerabilidade”, disse o ministro da Agricultura e Pecuária. A expectativa é que, com a intervenção, o mercado retorne a um preço justo do insumo.

Compartilhe:
TAGS