Aeroporto está com operações suspensas desde o dia 3 de maio, em razão dos alagamentos em Porto Alegre (Foto: Divulgação/Fraport)
Região Sul
Aeroporto de Porto Alegre deve reabrir só em dezembro
Concessionária Fraport, Governo Federal e representantes da Anac vistoriaram o terminal nesta segunda-feira (3)
O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, deverá retomar as operações no mês de dezembro, segundo anunciou o Governo Federal nesta segunda-feira (3). A previsão para retomada de atividades também foi comentada pela Fraport, concessionária que administra o terminal.
“Se os impactos forem menores do que os previstos inicialmente, vamos torcer para que o aeroporto esteja disponível para o final do ano”, disse a CEO da Fraport Brasil, Andreea Pal, em comunicado enviado à imprensa.
O aeroporto internacional da capital gaúcha suspendeu as operações desde o dia 3 de maio, após diversos espaços, entre eles o saguão principal, pista para pousos e decolagens estarem completamente embaixo d’água devido às enchentes que ocorrem em Porto Alegre.
Nesta segunda-feira (3), o ministro de Apoio a Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, representantes da Fraport, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), bem como deputados da bancada gaúcha, fizeram uma vistoria no aeroporto e debateram as ações para iniciar a retomada das operações.
Em suas redes sociais, Pimenta afirmou que a situação do aeroporto está sendo acompanhada de forma prioritária e espera que o terminal possa retomar as operações o quanto antes.
Também nesta segunda-feira, uma empresa contratada pela concessionária deu início aos trabalhos de limpeza e retirada de lixos e outros materiais em diversas áreas do terminal.
Desde a última semana, a Anac afirmou que já iniciou as análises da situação para a reconstrução do aeroporto.
De acordo com a concessionária, algumas áreas do aeroporto ainda estão alagadas. Alguns dos danos já são possíveis de serem identificados. Inicialmente, somente em questão de equipamentos, os prejuízos no terminal já chegam ao valor de R$ 45 milhões.
A expectativa é que a Fraport conclua um relatório com os impactos causados pelas enchentes no mês de julho.
Voos
Para atender a demanda de operação de voos para Porto Alegre, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) anunciou que a Base Aérea de Canoas receberá voos comerciais para recuperar a malha aérea do estado. As operações na unidade militar ocorrem enquanto que o Salgado Filho segue fechado.
Até o momento, a Base Aérea vem recebendo 35 voos por semana. No entanto, segundo divulgou o MPor, o número de operações vai dobrar para 70 voos a partir de 10 de junho. Em média, serão 10 voos por dia para Canoas.