sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A missão promovida pela ABTP em parceria com o Grupo Brasil Export teve início na segunda-feira, com a visita à sede da Autoridade Portuária de Houston e termina na sexta (crédito: Divulgação)

Internacional

Missão ABTP debate experiência com concessões do Porto de Houston

4 de junho de 2024 às 8:49
Paulo José Ribeiro Enviar e-mail para o Autor

Visita técnica realizada pela associação teve início nessa segunda-feira, com reuniões com dirigentes da autoridade portuária norte-americana

A Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP) iniciou na segunda-feira (3) uma missão no Porto de Houston, no Texas, um dos principais dos Estados Unidos. A agenda teve início com encontros com dirigentes da Autoridade Portuária de Houston na sede do órgão, e se estendeu para reuniões com representantes do Condado de Harris e do Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA, debatendo o serviço de dragagem no complexo.

A comitiva é formada por executivos de terminais portuários e autoridades do setor, e liderada pelo diretor-presidente da ABTP, Jesualdo Silva. A iniciativa conta com a organização da Bossa Marketing e Eventos, do Grupo Brasil Export. Entre os integrantes da missão, está o CEO do Grupo Brasil Export, Fabrício Julião.

Nessa segunda-feira, durante a reunião com dirigentes da Autoridade Portuária de Houston, os norte-americanos prestaram homenagens a integrantes da comitiva brasileira. A ABTP, representada por seu presidente, Jesualdo SIlva, e pelo presidente de seu conselho de administração, Roberto Oliva (que também presidente o conselho de administração do Grupo Intermarítima), recebeu uma placa, enaltecendo a iniciativa de realizar a visita ao complexo americano.  

A Nord Hydro Brasil, uma das principais empresas do setor de alumínio e energia, também foi homenageada. A condecoração foi entregue ao CEO da companhia, Anderson Baranov.

O presidente da ABTP, Jesualdo Silva, destacou o objetivo da missão, que é promover um benchmarking internacional com um dos principais portos do mundo, visando analisar os processos e serviços realizados pelas autoridades norte-americanas. “Uma das ferramentas da ABTP, dentro do seu compromisso de ações proativas para implementar uma política setorial portuária, é ver como funciona o setor em outros países. A gente procura sempre os melhores exemplos. Este ano resolvemos vir a Houston porque a cidade tem um modelo portuário híbrido um pouco mais parecido com o nosso modelo brasileiro. Tem uma estrutura de governança parecida com a do Brasil”, destacou.

Uma preocupação de Jesualdo é encontrar soluções para simplificar a chegada de investimentos privados nos portos brasileiros. “Nosso objetivo é compreender melhor como funciona o sistema portuário aqui e poder até levar isso, dentro das contribuições que a ABTP já fez e vai continuar fazendo à Ceportos (Comissão de Juristas para Revisão Legal da Exploração de Portos e. Instalações Portuárias) e ao Ministério de Portos e Aeroportos, dentro do programa Navegue Simples, cujo objetivo principal é destravar o setor portuário, desburocratizando-o”.

O secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Alex Sandro de Ávila, do Ministério de Portos e Aeroportos, é um dos representantes do Governo na comitiva. Ele ressaltou as modelagens de gestão observadas no Porto de Houston. Durante as reuniões do primeiro dia, foi apresentado o formato de concessões feitas dentro do setor nos EUA. Segundo Ávila, há uma celeridade maior em relação ao Brasil, o que é fundamental para garantir mais investimentos e gerar desenvolvimento com mais rapidez nos portos do país.

“A gente teve a oportunidade de conhecer como eles conduzem todo o processo para permitir que os privados façam investimentos nas áreas públicas, onde se busca essa sinergia entre o público e o privado. Eles têm um processo bem célere. A partir do momento em que há a decisão de permitir que o privado faça um investimento numa área pública, eles conseguem dar todo o tratamento e fazer com que seja autorizado em cerca de 90 dias”, enfatizou.

Apesar disso, Ávila pontua que a agenda pode indicar caminhos para tomada de decisões e moldar os trabalhos realizados no Brasil.

“Numa agenda de curta duração, a gente consegue colher informações e ter ‘estalos’ para se dedicar a temas específicos e revisitar temas dentro de casa. A gente não consegue voltar com uma solução pronta para ser implantada, mas consegue ter um bom norte das boas práticas que funcionam aqui e do que a gente pode buscar aprimorar no nosso serviço portuário.”

A viagem se encerra na próxima sexta-feira, dia 7. Nesta terça-feira, dia 4, a agenda prevê uma visita aos terminais de granéis líquidos da Odfjell e da Vopak e ao canal de navegação, de barco. Amanhã, ocorrerão encontros com dirigentes da Port Terminal Railroad Association e da Câmara de Comércio Brasil-Texas.

Na quinta-feira, dia 6, a comitiva visitará o Aeroporto Intercontinental George Bush, o terminal de contêineres Bayport e o terminal de grãos local do Grupo Andersons, um dos principais dos EUA nesse mercado. Na sexta-feira está prevista uma apresentação sobre o mercado de energia em Houston.

O Porto de Houston

O complexo portuário possui oito terminais públicos e mais de 200 terminais privados, instalados nos mais de 25 km de seu canal de navegação. É o quinto maior do porto dos Estados Unidos em movimentação de contêineres. No ano passado, ao operar 3,8 milhões de TEU, ficou em 50º lugar no ranking dos maiores complexos conteineiros do mundo.

Homenagens


Nessa segunda-feira, na reunião com dirigentes da Autoridade Portuária de Houston, os executivos norte-americanos prestaram à ABTP, representada por seu presidente, Jesualdo SIlva, e pelo presidente de seu conselho de administração, Roberto Oliva (que também presidente o conselho de administração do Grupo Intermarítima). Os dois receberam uma placa, enaltecendo a iniciativa de realizar a visita ao complexo americano.  

A Norsk Hydro Brasil, gigante do setor de alumínio e energia, também foi homenageada durante a visita à sede da Autoridade Portuária de Houston. O CEO, Anderson Baranov, recebeu das mãos do CCO da Port Houston, John Moseley, uma placa de reconhecimento pela atuação da empresa no canal de navegação do complexo e pela parceria, contribuindo para o comércio entre o Brasil e o estado do Texas.

 

Compartilhe:
TAGS ABTP benchmark empresários Estados Unidos homenagens Houston intercâmbio missão porto terminais Texas Visita técnica