A comitiva brasileira realizou uma visita técnica aos terminais portuários de granéis líquidos das companhias Odjfell e Vopak instaladas no complexo portuário de Houston. Foto: Divulgação
Internacional
Missão da ABTP conhece terminais e segurança nas operações em Houston
Comitiva brasileira ainda fez um passeio de barco pelo canal aquaviário do complexo dos EUA
No segundo dia da missão internacional da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), a comitiva de executivos de terminais portuários e executivos do setor visitou terminais especializados na movimentação de granéis líquidos no Porto de Houston, nos Estados Unidos.
A comitiva brasileira realizou uma visita técnica aos terminais portuários de granéis líquidos da Odjfell e da Vopak no complexo de Houston. Além de ser um importante empreendimento para movimentação de contêineres, o porto localizado no estado do Texas também se destaca pela movimentação do segmento de granéis líquidos, como os combustíveis.
O presidente da PortosRio, Autoridade Portuária que administra os portos públicos do estado do Rio de Janeiro, Francisco Martins, destacou as questões que envolvem a segurança e a proteção ambiental nos terminais.
“Visita importante, em que foram ressaltados os cuidados com segurança e proteção ambiental, evitando, assim, vazamentos de produtos. O que impressiona, pois movimentam quantidade significativas de combustíveis e outros tipos de granéis”, disse.
O presidente da empresa pública fluminense destacou ainda os cuidados com manutenção feitos pela autoridade portuária americana em relação à atenção com os canais de navegação que dão acesso aos terminais portuários do complexo. Segundo ele, há uma proteção maior por parte de órgãos do país.
“A importância dada aos portos d’água como verdadeiros patrimônios nacionais. Por exemplo, a dragagem é conduzida pelas forças armadas, que faz esse processo de contratação. A gente vê a importância dada nessa postura. Temos muito a tirar de exemplo”, pontuou.
O diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Alber Vasconcelos, destacou a importante atuação da autoridade portuária perante o crescimento portuário e a aplicação de investimentos necessários para a infraestrutura.
“Aqui observamos ser um porto de modelo landlord, mas ao mesmo tempo a Autoridade Portuária faz a sua operação, como por exemplo do terminal de contêineres. É um modelo que não existe no Brasil. A própria autoridade detém expertise para poder fazer os investimentos na infraestrutura principalmente na questão da dragagem”, analisou.
Ainda na terça-feira (4), a comitiva fez um passeio de barco pelo canal aquaviário podendo observar as operações a partir do mar.
Agenda
Nesta quarta-feira (5), a programação prevê encontros com dirigentes da Port Terminal Railroad Association, responsável pelo transporte ferroviário de cargas na área portuária, para debater esse serviço, e da Câmara de Comércio Brasil-Texas (Bratecc), com a participação da cônsul-geral do Brasil em Houston, Maria Izabel Vieira.
Já na quinta-feira, dia 6, a comitiva brasileira vai visitar o terminal de grãos local do Grupo Andersons, um dos principais dos Estados Unidos nesse mercado, o Aeroporto Intercontinental George Bush e o terminal de contêineres Bayport.
Na sexta-feira, dia 7, encerrando a programação, está prevista uma apresentação sobre o mercado de energia em Houston.
A missão internacional é uma iniciativa da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), organizada pela Bossa Marketing e Eventos (Grupo Brasil Export). A comitiva brasileira é liderada pelo diretor-presidente da ABTP, Jesualdo Silva.