Em razão das enchentes e do aumento do nível do Lago Guaíba, Porto de Porto Alegre está fechado para paralisações desde 2 de maio (Foto: Divulgação/Portos RS)
Região Sul
Portos RS inicia avaliação de danos no Porto de Porto Alegre
Nesta quarta-feira (5), equipes começaram trabalhos de limpeza e retirada da água da estrutura do cais
A Portos RS, Autoridade Portuária dos portos públicos do Rio Grande do Sul, anunciou nesta quarta-feira (5) que deu início à fase de avaliação dos danos causados pelas enchentes no Porto de Porto Alegre, na capital gaúcha. Segundo a Autoridade Portuária, uma equipe da empresa começou os trabalhos de limpeza e a retirada de água da estrutura do cais.
Desde o final de semana, o Lago Guaíba tem registrado números abaixo da cota de inundação, afastando a proximidade de água no cais e no perímetro urbano da capital gaúcha.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura de Porto Alegre tende a subir nos próximos dias, e os volumes de chuva no decorrer do mês serão pouco expressivos. Isso abre margem para que a cidade possa iniciar o processo de recuperação.
De acordo com o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, a empresa está empenhada em todas as ações necessárias para que o Porto de Porto Alegre volte a operar o quanto antes.
“Temos um trabalho muito grande de limpeza e avaliação. A infraestrutura ficou completamente submersa durante um mês com a enchente. Precisamos validar tudo que pode ser reutilizado e quais as condições dos equipamentos. Estamos focados nesse trabalho agora”, disse.
Ainda de acordo com o presidente, a Autoridade Portuária segue em diálogo com todos os agentes que utilizam a infraestrutura do porto da capital para pensar em alternativas e verificar como operar de maneira emergencial.
“Diversas ações estão sendo pensadas para a retomada das atividades como um todo”, completou.
Histórico
Em razão do aumento do nível do Lago Guaíba, o Porto de Porto Alegre está fechado para operações desde o dia 2 de maio.
Na última semana de maio, a Portos RS afirmou que o cais público estará fechado para novas operações pelos próximos 30 dias úteis. A Autoridade Portuária esclareceu que durante o período de 30 dias úteis, serão permitidas atracações no Cais Navegantes, desde que não tenham finalidade de movimentação de carga.
Enquanto isso, as operações nos Terminais de Uso Privado do Complexo vão ficar a cargo das empresas proprietárias dos terminais.