Mariana Pescatori destacou ações como a da ABTP como uma janela de oportunidades para conhecimento de realidades do setor portuário em diversos lugares do mundo (Foto: Sérgio Francês/MPor)
Internacional
Secretária-executiva do MPor destaca relação com setor privado nos EUA
Mariana Pescatori representa o Governo na comitiva liderada pela ABTP e falou com exclusividade ao BE News
A secretária-executiva do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), Mariana Pescatori, faz parte da comitiva liderada pela Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP) que está fazendo uma visita técnica ao Porto de Houston, um dos mais importantes complexos de infraestrutura dos Estados Unidos. Ao BE News, a secretária reforçou a importância de missões internacionais e o que pode ser aplicado no Brasil, bem como o estreitamento de relações com a iniciativa privada para aprimoramento do setor.
Representando o Governo Federal na comitiva brasileira nos Estados Unidos, Mariana Pescatori destacou ações como a da ABTP como uma janela de oportunidades para conhecimento de realidades do setor portuário em diversos lugares do mundo.
“O principal ponto aqui, não somente nesta, mas de outras missões que temos ao longo do ano tanto pela ABTP, de outras associações, até do próprio Brasil Export, é a oportunidade de conhecer essas novas realidades e ver o que podemos levar de boas experiências, boas práticas e o que se adapta a realidade brasileira”, destacou a secretária do MPor.
Pescatori ainda enfatizou a presença de representantes do Tribunal de Contas da União, diretores da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), bem como a aproximação com a iniciativa privada.
“Também temos a oportunidade de ter um relacionamento próximo com o setor privado. Aqui temos representantes das principais empresas associadas a ABTP e também representantes do TCU, da ANTT, diretores da Antaq. Isso faz com que a gente consiga ter um diálogo mais próximo com o setor privado e que o setor público possa entender um pouco da realidade deles e ver o que a gente pode aprimorar nas nossas políticas por parte do Ministério e das nossas legislações”, analisou.
Durante a semana, a missão liderada pela ABTP teve a oportunidade de realizar visitas técnicas em importantes terminais do Porto de Houston, entre eles o terminal de contêineres e em terminais de granéis líquidos, que se destacam pela movimentação de combustíveis.
“Conhecemos o terminal da Odjfell, que opera com níveis de segurança com excelência, então para nós foi de interesse conhecer esse nível. Além de ter oportunidade de fazer uma visita pelo canal e falar um pouco sobre essa questão de manutenção e dragagem, que é extremamente relevante”, classificou a secretária.
Mariana Pescatori destacou a operação de soda cáustica no Porto de Houston, cuja uma das escalas é feita no Brasil.
“A gente pode ver uma operação de um navio que opera soda cáustica que vai para o Brasil, direto para um terminal do Porto de Vila do Conde. Essa soda vai para o Brasil para que a gente possa produzir a alumina, em uma das principais fábricas do mundo. Então, se vê a possibilidade de ter uma logística completamente complexa, mas que faz com que tenha funcionamento e possa fazer essa produção no país”, explicou.
Agenda
Nesta quinta-feira, dia 6, a comitiva brasileira vai visitar o terminal de grãos local do Grupo Andersons, um dos principais dos Estados Unidos nesse mercado, o Aeroporto Intercontinental George Bush e o terminal de contêineres Bayport.
Já na sexta-feira, dia 7, encerrando a programação, está prevista uma apresentação sobre o mercado de energia em Houston.
A missão internacional é uma iniciativa da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), organizada pela Bossa Marketing e Eventos (Grupo Brasil Export). A comitiva brasileira é liderada pelo diretor-presidente da ABTP, Jesualdo Silva.