sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

HUB

Ministério realiza consulta pública sobre sistema Free Flow

Atualizado em: 8 de junho de 2024 às 7:07
Leopoldo Figueiredo Enviar e-mail para o Autor

O Ministério dos Transportes iniciou nessa sexta-feira, dia 7, uma consulta pública para definir o texto final da resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que dispõe sobre o novo sistema de pedágio eletrônico a ser implementado em todo o território nacional.O sistema de cobrança free flow possibilitará ao condutor pagar apenas pelo trecho percorrido. E a cobrança ocorrerá com a utilização de pórticos por onde os veículos irão passar, sem a necessidade de parada ou redução de velocidade, dispensados o uso de praças de pedágio ou barreiras físicas.

A minuta do texto está disponível no site do ministério, e as sugestões poderão ser apresentadas ao longo dos próximos 30 dias por qualquer cidadão. Posteriormente, elas serão avaliadas pela equipe técnica da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Segundo o ministério, a proposta apresentada na minuta foi elaborada a partir da experiência adquirida com a utilização dessa tecnologia durante 15 meses na Rodovia Rio-Santos, no trecho da BR-101 entre Ubatuba (SP) e a cidade do Rio de Janeiro.

“Os resultados mostraram que a tecnologia dá mais fluidez no trânsito, diminui a emissão de carbono e permite uma cobrança mais justa para os usuários”, informou, em nota, o MInistério dos Transportes.

Compartilhe:
TAGS agilidade Cobrança Consulta Pública contribuições emissão Free Flow Ministério dos Transportes Pedágio poluentes rodovia tráfego