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O projeto segue para aprovação do Ministério de Portos e Aeroportos e posterior análise do Tribunal de Contas da União (TCU). Há expectativa de que o leilão ocorra ainda neste ano. Foto: Divulgação

Região Norte

Antaq aprova relatório de arrendamento de terminal em Vila do Conde

12 de junho de 2024 às 17:54
Júnior Batista Enviar e-mail para o Autor

Novo terminal visa impulsionar movimentação de granéis vegetais na região do Arco Norte

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) aprovou, em reunião virtual no final do mês de maio, o relatório de contribuições da consulta pública que tratou do projeto de arrendamento do terminal VDC29, localizado em Vila do Conde (PA), destinado a granéis vegetais, especialmente grãos de soja e milho.

O projeto segue para aprovação do Ministério de Portos e Aeroportos e posterior análise do Tribunal de Contas da União (TCU). Há expectativa de que o leilão ocorra ainda neste ano.

O terminal, com uma área de 67 mil metros quadrados, está projetado para movimentar sete milhões de toneladas de grãos por ano. Serão necessários investimentos estimados em cerca de R$ 650 milhões para a reforma e ampliação da unidade.

Em 2011, a carga movimentada em Vila do Conde era de 11 milhões de toneladas por ano, enquanto que em 2023 já superou os 100 milhões de toneladas.

Além dos terminais, a agência também está autorizando estações de transbordo de carga e modelos de boias para o processo de movimentação de granéis.

O Porto de Vila do Conde, que fica em Ponta Grossa, município de Barcarena, Estado do Pará, está à margem direita do Rio Pará, a uma distância fluvial de 55 km de Belém e a cerca de 3,3 km da Vila Murucupi, nova denominação da antiga Vila do Conde, em frente à baía de Marajó, formada, dentre outros, pela confluência dos rios Tocantins, Guamá, Moju e Acará. Está integrado ao Complexo Portuário Industrial de Vila do Conde.

Concessão de Hidrovias

Outro fator que deve incentivar o crescimento da demanda na região é o avanço dos processos para a concessão de hidrovias, o que aumentará a capacidade dos navios que acessam os terminais, resultando em maior movimentação de cargas.

Nesta semana, haverá um evento em Brasília para divulgar informações sobre a concessão da Hidrovia do Madeira, cujos estudos estão mais avançados e que pode ter seu processo de consulta pública lançado em breve. Outras duas hidrovias que impactam essa operação são a da Barra Norte e a do Tocantins, ambas ainda em fase inicial de estudos.

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