O aeroporto está fechado desde o dia 3 de maio, após ser tomado pela água das enchentes que alagaram as principais ruas e avenidas da capital gaúcha. Foto: Divulgação/Fraport.
Região Sul
Fraport admite possibilidade de devolver concessão do Salgado Filho
Segundo Andreea Pal, concessionária que administra o Aeroporto de Porto Alegre aguarda por liberação de recursos da União
A CEO da Fraport, concessionária que administra e opera o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, afirmou que existe a possibilidade da empresa devolver a concessão do terminal à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A declaração de Andreea Pal foi dada a deputados federais e estaduais do Rio Grande do Sul durante uma visita de parlamentares para acompanhar os trabalhos de limpeza e recuperação do aeroporto.
Segundo a CEO, a Fraport aguarda pela liberação de dinheiro do Governo Federal para a reconstrução do aeroporto. Caso não haja recursos, existe a possibilidade de devolver a concessão.
“Ou fazemos burocracia ou fazemos aeroportos. Ambas as coisas não existem. Se não recebermos dinheiro, devolveremos a concessão. Não queremos nenhum centavo a mais do que o necessário para refazer o aeroporto”, explicou a executiva.
O contrato firmado entre a Fraport e a Anac consta que a concessionária é a responsável por arcar com recursos em casos de eventuais danos ocorridos por eventos extremos, como foi a tragédia climática que atingiu todo o estado do Rio Grande do Sul.
Inicialmente, em entrevista à rádio Gaúcha, a CEO da Fraport afirmou que seria necessário um aporte de R$ 1 bilhão para a recuperação do aeroporto. Entretanto, nesta semana, a concessionária informou que o valor para recuperação é de R$ 362 milhões.
A expectativa para retomada das operações de pousos e decolagens em Porto Alegre segue sendo em meados de dezembro, conforme a concessionária.
Trabalhos
O aeroporto está fechado desde o dia 3 de maio, após ser tomado pela água das enchentes que alagaram as principais ruas e avenidas da capital gaúcha.
Segundo comunicado da Fraport na quarta-feira (12), a limpeza geral do terminal de passageiros deve encerrar até o próximo domingo, 16 de junho.
Após esta atividade, vai se iniciar a limpeza das áreas técnicas, como área de manejo de bagagens e data center. Em paralelo, segue a limpeza técnica de equipamentos que dependem de desmontagem.
A pista de pouso e decolagem já foi totalmente limpa, bem como as taxiways K e L. As vias de acesso em frente ao Terminal, e as que ligam ao antigo Terminal 2 também já foram liberadas. O processo de limpeza está bem adiantado, mas segue em andamento, pois ainda há muitas áreas para serem processadas, como as demais taxiways e os Pátios 1, 2, 3 e 4.