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O debate proposto pelos senadores foi realizado sob a justificativa de que a construção da rodovia binacional proporcionará fortalecimento econômico e atrairá novos investimentos (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

Internacional

Nova rodovia entre Brasil e Bolívia será discutida por grupo de trabalho

15 de junho de 2024 às 9:26
Yousefe Sipp Enviar e-mail para o Autor

Desafios e as oportunidades do empreendimento foram discutidos em audiência pública promovida por comissões do Senado

Representantes dos governos do Brasil e da Bolívia vão formar um grupo para agilizar as demandas do projeto de implantação da rodovia binacional entre os países. Os desafios e as oportunidades do empreendimento foram discutidos em audiência pública promovida pelas comissões de Infraestrutura e de Relações Exteriores do Senado.

O debate proposto pelos senadores Wellington Fagundes (PL-MT) e Wilder Morais (PL-GO) foi realizado na terça-feira (11), sob a justificativa de que a construção da rodovia binacional proporcionará fortalecimento econômico e atrairá novos investimentos. “Este empreendimento é um verdadeiro corredor de oportunidades e desenvolvimento capaz de impactar positivamente diversos setores da nossa sociedade”, afirmou Fagundes.

O secretário-executivo do Ministério da Agricultura e Pecuária, Irajá Lacerda, explicou que o Governo Federal já negocia para viabilizar o projeto. Para ele, os desafios envolvem não apenas o financiamento da pavimentação, mas também questões de confiabilidade da logística.

Os participantes avaliaram que a rodovia, quando autorizada e concluída, poderá fortalecer significativamente o agronegócio e as exportações brasileiras.

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), apontou que a implantação da rodovia tem sido discutida há décadas e cobrou ações concretas do Governo para o avanço do projeto, que viabiliza 11 milhões de consumidores potenciais com o país latino.

Mendes informou que Mato Grosso já contratou o projeto para o asfaltamento de 40 quilômetros iniciais da estrada, de Vila Bela da Santíssima Trindade até a fronteira com a Bolívia. “Se houver um compromisso do outro lado, contratamos imediatamente a obra total e asfaltamos até a fronteira, permitindo esse novo eixo”, disse.

Para o presidente da Associação dos Transportadores de Carga de Mato Grosso, Miguel Mendes, a implantação da rodovia vai permitir novas rotas de escoamento da produção brasileira.

O diretor do Movimento Pró Logística de Mato Grosso, Edeon Vaz Ferreira, destacou o interesse do setor produtivo em acessar os portos do Pacífico para aumentar as exportações.

“Temos uma preocupação de buscar alternativas que possam reduzir o custo do frete. Já é notório que o produtor de Mato Grosso é muito competitivo da porteira para dentro, mas perde boa parte dessa competitividade da porteira para fora”, declarou Edeon, que é presidente do Conselho do Centro-Oeste Export..

Também integraram o debate o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia; o presidente da MT Gás, Aécio Rodrigues; o prefeito de Vila Bela da Santíssima Trindade, André Bringsken (MDB); e o subsecretário da Receita Federal Fausto Vieira Coutinho.

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