sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Em Manaus, a nova fábrica ocupará 18 mil m², criando 600 empregos diretos e mais de 2 mil indiretos. Foto: Agência Brasil

Região Norte

ZFM recebe R$ 70 mi para fábrica de inversores solares

17 de junho de 2024 às 16:49
Júnior Batista Enviar e-mail para o Autor

Livoltek vai inaugurar primeira fábrica do tipo no país no mês que vem 

https://www.guaruja.sp.gov.br/

A Zona Franca de Manaus (ZFM) vai receber R$ 70 milhões em investimentos da Livoltek, empresa do Hexing Group, para a produção da primeira fábrica de inversores de energia solar da América Latina. O início das operações está marcado para o dia 24 de julho deste ano.

O inversor é um conversor elétrico que transforma a energia produzida pelos módulos solares de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA), para usar a energia solar produzida em aparelhos elétricos.

Também serão produzidas baterias de lítio e carregadores de veículos elétricos, cuja produção deve ser iniciada no final deste ano.

A princípio, serão importados apenas as carrocerias e os chips – que não são fabricados no Brasil – e alguns outros componentes eletrônicos, mas as PCBs (do inglês Printed Circuit Board ou Placa de Circuito Impresso) serão feitas aqui. Além de abastecer o mercado local brasileiro, a estratégia da Livoltek é atender os países vizinhos como Argentina, Colômbia, Paraguai e Peru e, no futuro, avaliar a exportação para a Europa.

Com sede na China, a empresa possui fábricas na Indonésia e na África, além de contar com operações na Europa.

Em Manaus, a nova fábrica ocupará 18 mil m², criando 600 empregos diretos e mais de 2 mil indiretos. Na capital do Amazonas, a empresa iniciará suas atividades com a produção de inversores string e híbridos. A expectativa é oferecer inversores fabricados no Brasil ao mesmo custo dos importados à medida em que as etapas produtivas forem sendo nacionalizadas.

De acordo com o CEO do Grupo Hexing Brasil, Rui Cheng, a missão da empresa é ajudar os clientes a desenvolverem seus negócios para ampliarem suas oportunidades e serem os melhores do mercado. “Para ajudar os clientes da América Latina a transformarem essa visão em realidade, a construção da primeira fábrica da região, no Brasil, será fundamental”, diz.

Os investimentos do Grupo Hexing no Brasil começaram há pouco mais de 10 anos com a Eletra Energy. A empresa, que atua com a fabricação de medidores de energia elétrica e medidores de água, além da automação de rede elétrica, começou com menos de 5% de participação no mercado de medidores em 2010 e hoje detém aproximadamente 70% de share.

O Grupo Hexing possui escritórios no Peru, Holanda, África do Sul, Bangladesh, Argentina, Hong Kong, Indonésia, Nigéria e Senegal. Além de fábricas na China, Indonésia, Tunísia, Paquistão, Quênia, África do Sul e Brasil, e é um dos principais fornecedores de produtos e sistemas de medição inteligentes do mundo.

Compartilhe:
TAGS