sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A expansão permitirá um incremento de 8 milhões de toneladas por ano na capacidade de carga do porto, possibilitando o atendimento de mais de 106 navios anuais. Atualmente, os berços 103 e 100 do Itaqui são considerados os mais produtivos do país. Foto: Divulgação/Antaq

Região Nordeste

Porto do Itaqui tem concessão renovada e expansão autorizada

22 de junho de 2024 às 11:19
Da Redação Enviar e-mail para o Autor

A comitiva liderada pelo presidente Lula deixou o Piauí e seguiu para o Maranhão, ainda na sexta-feira (21). O estado, que é o segundo maior do Nordeste em extensão territorial receberá investimentos significativos na área portuária. Foram anunciadas a ordem de serviço para a expansão do Berço 98 (área especializada em granéis sólidos vegetais) e a renovação do contrato de delegação do Porto do Itaqui por mais 25 anos.

A expansão permitirá um incremento de 8 milhões de toneladas por ano na capacidade de carga do porto, possibilitando o atendimento de mais de 106 navios anuais. Atualmente, os berços 103 e 100 do Itaqui são considerados os mais produtivos do país.

O Porto do Itaqui, principal terminal do Corredor Centro-Norte do Brasil e o quarto maior porto público do país, movimentou mais de 36 milhões de toneladas no ano passado. O novo empreendimento contará com um investimento de aproximadamente R$ 300 milhões e, segundo o ministro Silvio Costa Filho, não só aumentará a capacidade operacional do porto, mas também gerará novos empregos para os moradores do estado.

O evento foi realizado na Avenida Litorânea, em São Luís, e contou com a presença dos ministros Juscelino Filho (Comunicações); André Fufuca (Esporte); Alexandre Silveira (Minas e Energia); Jader Filho (Cidades); Laércio Portela (Secom). A solenidade contou também com as presenças do governador do Maranhão, Carlos Brandão; do vice-governador Felipe Camarão; e de parlamentares do estado.

Compartilhe:
TAGS