domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A embarcação se encontra na área de fundeio do Porto de Santos, segundo informou a Autoridade Portuária (crédito: Reprodução/Marine Traffic)

Região Sudeste

Anvisa cobra plano de navio com casos suspeitos de varíola

10 de agosto de 2022 às 8:25
Bárbara Farias Enviar e-mail para o Autor

Graneleiro retornou à área de fundeio do Porto de Santos e deverá prestar contas com a Anvisa para retomar as operações

O navio graneleiro MV Captain John P retornou à área de fundeio do Porto de Santos (SP), após o término do procedimento de desinfecção, no berço onde estava atracado desde segunda-feira, no cais do Armazém 34. A embarcação chegou à região da Baixada Santista na semana passada com 22 tripulantes, entre os quais três com suspeita de terem contraído monkeypox, mais conhecida como varíola dos macacos. Os três estão internados em um hospital da rede particular de Santos, aguardando os resultados dos exames laboratoriais do Instituto Adolfo Lutz. 

Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o navio retornou para a área de fundeio e poderá ser liberado para operar no porto assim que apresentar um “plano para retorno às operações, sem a necessidade de aguardar os resultados das amostras encaminhadas ao laboratório de referência. Esse tipo de plano operacional contempla, por exemplo, medidas para reduzir chances de contaminação e transmissão de doenças a bordo”.  

Na segunda-feira, a embarcação foi inspecionada em ação da Anvisa e da vigilância epidemiológica local após relato dos três casos suspeitos de monkeypox. “Foram avaliadas a situação de saúde dos 19 tripulantes que ainda se encontram a bordo e as condições da embarcação”, disse a Anvisa no início da semana.  

A agência reguladora esclareceu ainda que não será necessário adotar medidas de quarentena. “O protocolo vigente não prevê indicação de quarentena para embarcações com casos de monkeypox, doença com uma dinâmica de transmissão que ocorre por meio de indivíduos sintomáticos, mediante contato próximo”, explicou.

Procurada, a Santos Port Authority — a Autoridade Portuária de Santos — informou em nota que “foi realizada a limpeza e desinfecção da embarcação nesta terça-feira (ontem) e autorizada a sua atracação. O navio ficará aguardando na área de fundeio do Porto de Santos”.

O navio MV Captain John P, com bandeira do Chipre, é procedente de San Lorenzo, na Argentina, e chegou ao Porto de Santos para embarque de açúcar a granel.

Compartilhe:
TAGS ANVISA navio PORTO DE SANTOS saúde tripulação varíola dos macacos Vigilância Sanitária