Segundo a VLI, as locomotivas adquiridas visam atender à crescente demanda de transporte de cargas no Corredor Sudeste, que abrange Goiás, Minas Gerais e São Paulo (Foto: Divulgação/VLI)
Região Sudeste
VLI recebe locomotivas nesta sexta-feira, em Minas Gerais
Primeiros veículos dos 12 encomendados à Wabtec Brasil vão incrementar a frota atual da Ferrovia Centro-Atlântica
As primeiras locomotivas de um contrato de R$ 300 milhões entre a VLI e a Wabtec Brasil serão entregues nesta semana, marcando um importante avanço na expansão da capacidade logística da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). A cerimônia de entrega está programada para esta sexta-feira (5), na fábrica da Wabtec em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte.
O evento contará com a presença de autoridades como o secretário nacional do Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, e o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões. Serão entregues as primeiras de um total de 12 locomotivas ES-43BBI, que serão incorporadas à frota da FCA, administrada pela VLI.
Segundo a empresa, essas locomotivas, adquiridas com um investimento significativo, visam atender à crescente demanda de transporte de cargas no Corredor Sudeste, que abrange Goiás, Minas Gerais e São Paulo. Entre os produtos transportados estão grãos, açúcar e fertilizantes.
De acordo com a VLI, os novos equipamentos foram projetados para operar em ferrovias de bitola métrica e são produzidos com tecnologia avançada, que proporciona maior capacidade de transporte e menor consumo de combustível, aumentando a eficiência dos trens.
Com a entrega destas locomotivas, a VLI soma a aquisição de 23 unidades nos últimos 12 meses, com um investimento total que supera os R$ 500 milhões. Em março, a empresa anunciou a compra de oito novas locomotivas da Progress Rail, também fabricadas no Brasil, com previsão de entrega para o final de 2025. Essas novas locomotivas serão produzidas em Sete Lagoas, na região central de Minas Gerais, e também serão destinadas ao corredor Sudeste da FCA.