A cocaína foi oculta em 20 sacas de ráfia dentro de um dos contêineres, na tentativa de dificultar o trabalho da fiscalização aduaneira (Foto: Divulgação/Receita Federal)
Porto de Santos
Receita apreende 800 kg de cocaína em carga de açúcar
Carga seria exportada para a Guiné, na África, com baldeação no Porto de Antuérpia, na Bélgica
Equipes da Receita Federal de Santos, no litoral paulista, interceptaram mais de 800 quilos de cocaína que seriam exportados a partir do Porto de Santos (SP) nesta terça-feira, 2 de julho.
A droga, escondida em um carregamento de 677 toneladas de açúcar, foi interceptada durante a execução de trabalhos de rotina de vigilância e repressão aduaneiras realizados por equipes da Alfândega de Santos.
Segundo a Receita Federal, toda a carga estava acondicionada em 25 contêineres e tinha como destino a Guiné, país localizado na África Ocidental, mas faria baldeação no porto de Antuérpia, na Bélgica.
A cocaína foi oculta em 20 sacas de ráfia dentro de um dos contêineres, na tentativa de dificultar o trabalho da fiscalização aduaneira. Ao todo, foram apreendidos 882 quilos do entorpecente.
Para a seleção de cargas, são utilizados critérios objetivos de gerenciamento e análise de risco, bem como a inspeção não invasiva por imagens de escâner. Durante a operação, o cão de faro da Alfândega de Santos sinalizou positivamente para a presença de drogas.
Após a confirmação para a presença de entorpecentes, a Polícia Federal foi acionada para dar início ao inquérito policial. Foram feitos trabalhos de perícia no local.
A PF dará continuidade às investigações a partir das informações fornecidas pela Receita Federal. Até o momento, ninguém foi preso.