sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A aquisição dos navios faz parte do programa de ampliação da frota da Petrobras, que prevê a inclusão de 16 embarcações de cabotagem conforme o Plano Estratégico 2024-2028 (Foto: Divulgação/Petrobras)

Nacional

Transpetro lança edital para aquisição de quatro navios

9 de julho de 2024 às 12:01
Da Redação Enviar e-mail para o Autor

Empresas interessadas têm 90 dias para submeter suas propostas; resultado deve ser divulgado até dezembro

A Transpetro, empresa subsidiária da Petrobras, anunciou na segunda-feira (8) uma licitação internacional para a aquisição de quatro navios da classe Handy, com capacidade entre 15 e 18 mil toneladas de porte bruto, destinados ao transporte de produtos derivados de petróleo, como gasolina. O resultado da licitação deve ser divulgado até dezembro, e a construção dos navios está prevista para começar entre seis e oito meses após a assinatura dos contratos.

Essa aquisição faz parte do programa de renovação e ampliação da frota da Petrobras, que prevê a inclusão de 16 navios de cabotagem conforme o Plano Estratégico 2024-2028. As novas embarcações serão projetadas para aumentar a eficiência energética e reduzir a emissão de gases de efeito estufa.

O edital foi publicado no portal Petronect e permite a participação de estaleiros internacionais que atendam aos critérios técnicos e econômicos estabelecidos. As empresas interessadas têm um prazo de 90 dias para submeter suas propostas.

De acordo com o cronograma, o primeiro navio Handy deverá ser lançado no primeiro semestre de 2026, com os demais sendo entregues a cada seis meses até meados de 2028. A licitação inclui especificações técnicas que garantem maior eficiência no consumo de combustível e a possibilidade de uso de combustíveis alternativos, visando à sustentabilidade e à redução da pegada de carbono, conforme as diretrizes da Organização Marítima Internacional (IMO).

O presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, afirmou em entrevista coletiva que esta segunda-feira é um dia significativo para a Transpetro e para o sistema Petrobras, marcando a retomada dos investimentos em frota própria. “Essa foi uma bandeira que sempre defendi: o aumento de navios de bandeira brasileira nas operações de cabotagem. A licitação dos quatro navios de classe Handy é aberta e internacional. Todos os estaleiros que cumprirem os requisitos técnicos e econômicos da concorrência estão aptos para construir os navios que serão adquiridos”.

Segundo ele, os novos navios serão fundamentais para atender à demanda da Petrobras e reduzir a exposição às variações do mercado de frete, especialmente devido à baixa disponibilidade de embarcações dessa classe.

Em mensagem de vídeo, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, destacou que a licitação é um marco inicial no programa de renovação e ampliação da frota da Transpetro. “Esse programa é essencial para o sistema Petrobras e visa atender prioritariamente a nossa demanda por transporte de produtos. Com essas embarcações que anunciamos hoje, ficaremos menos expostos às oscilações de preço e iremos reduzir os custos com afretamento e reforçar a nossa capacidade logística para o transporte de petróleo e de derivados”, disse Magda.

Compartilhe:
TAGS