Receita informou que foram indicados diversas práticas de ilícitos aduaneiros com a apreensão da mercadoria (Foto: Divulgação/Receita Federal)
Porto de Santos
Receita apreende 7 toneladas de mercadorias não declaradas
Produtos estavam acondicionadas em um contêiner vindo de Miami, nos EUA
A Receita Federal e a Alfândega do Porto de Santos, no litoral paulista, apreenderam mais de 7 toneladas de mercadorias de origem duvidosa que estavam acondicionados em um contêiner, nesta sexta-feira, 12 de julho.
O contêiner foi selecionado a partir de critérios objetivos de gerenciamento e análise de risco. O equipamento em questão continha 7.354 quilos de mercadorias não declaradas à Receita Federal, vindas da cidade de Miami, nos Estados Unidos.
O órgão informou que equipes realizam a conferência física da carga, onde já foi indicado a prática de vários ilícitos aduaneiros, tais como: pagamento de apenas parte dos tributos mediante artifício doloso; falsa declaração de conteúdo e ausência de licença de importação ou documento de efeito equivalente.
Os responsáveis responderão pelos crimes de contrabando e descaminho, cujas penas podem variar de 1 a 5 anos de reclusão. Além disso, está previsto a perda total das mercadorias apreendidas.
Entre os produtos encontrados estão: aparelhos médico-hospitalares; uma prancha de surf motorizada; bicicletas; computadores; notebooks; produtos de beleza (cremes e maquiagens); spray de pimenta; armas de choque; partes e equipamentos de carros; medicamentos e suplementos alimentares; um drone de grandes dimensões e acessórios; perfumes; vestuários; tênis; bolsas; brinquedos e produtos para recém-nascidos.