sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Vitor de Souza, filho do fundador e diretor da Vasco da Gama, lembrou que a agência de viagens organizou as excursões do Santos de Pelé pelo mundo na década de 1960 (Foto: Reprodução/TV BE News)

Região Sudeste

Vasco da Gama Turismo: 80 anos de histórias e vitórias

13 de julho de 2024 às 6:56
Paulo José Ribeiro Enviar e-mail para o Autor

Agência de viagens que nasceu perto do porto e ajudou a apresentar o Santos de Pelé ao mundo segue se reinventando

Uma das agências de viagens mais tradicionais do Brasil, a Vasco da Gama Turismo completou 80 anos na sexta-feira, dia 12.

A trajetória desse estabelecimento começou no dia 12 de julho de 1944 com José de Souza, imigrante português que trabalhava como barbeiro, atuando no Centro Histórico de Santos. Era nessa região que pulsava o coração de uma das cidades mais importantes para economia do país.

Ele conheceu pessoas que o ajudaram a iniciar o seu trabalho como despachante para interessados em ingressar ou sair do Brasil. A partir desse trabalho e aproveitando a região que abriga o Porto de Santos, na época a principal porta de entrada e saída do país, José de Souza criou a agência Vasco da Gama. O nome foi uma homenagem ao histórico navegador português que descobriu o caminho para as Índias a partir do Oceano Atlântico em 1498.

“Era intenso aqui”, diz Vitor de Souza, filho do fundador e atual diretor da agência, referindo-se ao Centro de Santos. “Os barões de café e todas as companhias marítimas que lidavam com o porto ficavam nessa região”.

Não demorou para a Vasco da Gama se consolidar como uma das principais do país, atuando em serviços para diversos clientes importantes e com grande nome.

Um dos trabalhos mais marcantes da empresa foram as viagens do Santos Futebol Clube nos anos 1960. O time formado por Pelé e companhia excursionou ao redor do mundo disputando torneios internacionais e amistosos para apresentar o maior jogador da história.

“Nós fizemos as viagens de ouro dos Santos, vamos falar assim”, declarou Vitor. Entre as principais viagens, ele apontou as idas para Portugal e Itália para enfrentar, respectivamente, Benfica e Milan, em 1962 e 1963, pelo título mundial de clubes. Em ambas as ocasiões o Santos se sagrou campeão.

Foi por meio da agência também que o clube fez a famosa excursão que “parou uma guerra” na África, em 1969. A Nigéria passava por uma guerra civil e a simples presença de Pelé no país provocou um cessar-fogo entre os dois grupos étnicos que estavam em conflito.

O diretor conta que mesmo as viagens mais curtas da equipe, como, por exemplo, para o interior de São Paulo, exigiam da empresa um esforço logístico, “desde o ônibus que ia para Bauru, para Presidente Prudente”. E destaca a humildade de Pelé, que dispensava regalias. “O Pelé não ia de avião, não. Não ficava em hotel bonito, porque também não tinha esses hotéis… Mas a exigência era outra”, recorda.

A Vasco da Gama também foi importante na promoção de viagens de trabalho e comitivas de empresários. A agência tem uma parceria com o Grupo Brasil Export desde o início dos fóruns do Santos Export, em 2003.

“Eu conhecia há muitos anos o Luiz Guimarães. Com ele eu criei a Una Eventos. A Una Eventos começou a fazer eventos de rua. A gente resolve fazer eventos corporativos e nasce a ideia de fazer o Santos Export”.

Foi a partir das ações da Una Eventos e do fórum Santos Export, que debate os desafios para o desenvolvimento do Porto de Santos (SP) e de sua cadeia logística, que surgiu o Grupo Brasil Export, responsável hoje pelo Brasil Export e seus fóruns regionais, internacionais e temáticos, formando o maior movimento de debates sobre transportes, logística e infraestrutura do País. O grupo, presidido pelo empresário Fabrício Julião, reúne várias empresas, entre elas, a Rede BE News, que conta com o Jornal BE News, o Portal BE News (www.portalbenews.com.br) e a TV BE News (www.tvbenews.com.br e, no Youtube, @tv_benews). 

 

agência Vasco da Gama

A Vasco da Gama Turismo voltou às suas raízes, oferecendo o serviço de emissão de passaporte europeu para descendentes de portugueses, espanhóis e italianos (Foto: Reprodução/TV BE News)

Atualizada

Completando 80 anos, a Vasco da Gama continua se mantendo atualizada e encarando as principais adversidades geradas pelo momento que o setor de turismo vem passando nos últimos seis anos. A agência também voltou às suas raízes, trabalhando com documentação. A empresa oferece o serviço de emissão de passaporte europeu para descendentes de portugueses, espanhóis e italianos.

“Hoje, a Vasco da Gama voltou a fazer documentação porque está muito na moda as pessoas desejarem uma nacionalidade europeia”, explica Vitor.

Compartilhe:
TAGS