Ao todo, 68 alunas da primeira turma da iniciativa BTP com Elas se formaram e receberam certificado após dois meses de capacitação (Foto: Divulgação/BTP)
Região Sudeste
Iniciativa da BTP capacita mulheres para atuarem no setor portuário
BTP com Elas é um curso gratuito que tem o objetivo de contribuir para a inserção de mulheres no mercado de trabalho
A Brasil Terminal Portuário (BTP) realizou, nesta quarta-feira (17), a formatura da primeira turma do BTP com Elas, curso de capacitação gratuito da empresa voltado à inserção de mulheres no setor portuário. A cerimônia foi feita no terminal de contêineres da companhia, localizado na margem direita do Porto de Santos (SP). O evento contou com a presença de diretores da BTP, familiares das formandas, professoras, funcionários e demais convidados.
No total, 68 mulheres, todas moradoras da região da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, receberam o certificado da iniciativa após dois meses de aulas, atividades teóricas, dinâmicas em grupo e rodas de conversa sobre diversos temas importantes e abrangentes para a formação de profissionais da área.
As aulas trataram de temas como Porto e Equipamentos, Protagonismo, Gestão Financeira, Tecnologia e Inovação, Automação Portuária, Segurança Psicológica, Meio Ambiente, Negócios do Porto, Comunicação, Gestão de Projetos, Autoconhecimento, entre outros.
Todas as aulas foram ministradas voluntariamente por mulheres que atuam no setor e trabalham no terminal portuário. As professoras passaram por uma capacitação conduzida pela BTP para darem aulas.
A coordenadora de RH da BTP e idealizadora do projeto, Karina Keller Borges, destacou a importância da iniciativa e abordou o processo seletivo, que teve a participação de mais de mil inscritas.
“A primeira turma foi um sucesso. Inicialmente pensamos em 40 [participantes] e trouxemos 80. Realmente fizemos uma força-tarefa. Vamos dar continuidade, não vamos parar. Nossa ideia é trabalhar cada vez mais, compartilhando conhecimento, empoderando essas mulheres e mostrando que, sim, é possível, e temos que trabalhar para sermos protagonistas da nossa carreira, sermos agentes de transformação, para que, cada vez mais, tenhamos um ambiente equilibrado”, disse.
Elizabeth Alves da Silva tem 42 anos e nunca trabalhou no Porto, apesar de cultivar o sonho de atuar no setor há muito tempo. Após a formação, ela pretende abraçar a oportunidade e se inserir de vez na área.
“Quero conhecer essa área, que é bem masculina, me vejo uma menina, mas quero conhecer essa área operacional. Ter a força que a mulher tem. Estou muito feliz”, celebrou
O BTP com Elas integra o programa de diversidade, equidade e inclusão da empresa. A iniciativa visa promover as práticas de ESG no terminal e trazer mais mulheres para os portos, setor que ainda é bastante masculino.
Segundo o gerente de RH da BTP, Cláudio Scalise, os programas desenvolvidos pela empresa têm o objetivo de incentivar outras empresas, promovendo uma mudança dentro do setor.
“Nós queremos que o setor portuário realmente mude o seu contexto, saia do contexto masculinizado para um contexto misto, diverso. Precisamos trabalhar em inclusão de cor, sexo, raça e gênero. Precisamos aumentar a amplitude dessa inclusão, mas não somente fazer discurso, queremos efetivamente ter as ações concretas e efetivas quando se fala em inclusão e diversidade”, comentou.