Salgado Filho retornará a operar de forma parcial, com cerca de 50 voos diários, o que representa média de 350 operações aéreas por semana. Foto: Divulgação/Fraport
Região Sul
Fraport avança em recuperação da pista do Salgado Filho
A primeira, que consiste em limpeza e avaliação, já foi concluída
A Fraport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, afirmou na última semana que avançou no processo de recuperação da pista do terminal, que ficou totalmente alagada em razão das enchentes na capital gaúcha entre abril e maio deste ano.
Segundo a empresa, a partir do estudo de avaliação, a recuperação da pista será feita em 3 fases, sendo que a primeira (limpeza e avaliação de danos), já foi concluída. A previsão para retomada parcial das operações no Salgado Filho segue agendada para outubro.
A pista do aeroporto ficou submersa por 23 dias, algo inédito na aviação mundial. Especialistas realizaram o diagnóstico a partir dos testes laboratoriais e ensaios não destrutivos. A análise apontou a necessidade de reconstrução parcial de 2 mil metros da pista de pouso e decolagem (PPD). Esse processo, segundo a Fraport, foi a base para a estruturação das demais fases do projeto.
A fase 2, que atualmente se encontra em execução, foca na recuperação das áreas afetadas, como o trabalho de fresagem da pista de pouso e decolagem. Essa etapa teve início no final da primeira quinzena de julho e será executada até o início das operações no aeroporto.
A terceira e última etapa será concentrada nas áreas em que não há movimentação de aviões, logo, apesar de ser iniciada no decorrer de outubro, não afetará as operações aéreas.
De acordo com a Fraport e o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a retomada parcial da operação no Salgado Filho terá 50 voos diários, o que representa média de 350 operações por semana.