Os caminhões a GNL, mais eficientes e menos poluentes, serão utilizados para transportar grãos e fertilizantes, contribuindo para a redução da emissão de gases do efeito estufa e para a melhoria da qualidade do ar. Foto: Divulgação/Porto do Itaqui
Região Nordeste
Porto do Itaqui apresenta 1º caminhão da frota movido a gás natural
Iniciativa é resultado de uma parceria entre o Porto e a Virtu GNL, voltada à descarbonização
O Porto do Itaqui, no Maranhão, apresentou o primeiro de uma frota de caminhões movidos a Gás Natural Liquefeito (GNL) nesta segunda-feira (29). A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Porto e a Virtu GNL. Segundo a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), que administra o cais maranhense, o passo “representa um avanço significativo na descarbonização do transporte de cargas no Maranhão e consolida o estado como pioneiro na adoção de tecnologias limpas no setor”.
A demonstração do primeiro veículo contou com a presença do presidente do Porto do Itaqui, Gilberto Lins, que destacou a importância da iniciativa para o cumprimento das metas de descarbonização do porto. “A chegada desses caminhões é um marco para o nosso porto e para o estado do Maranhão, que se torna o primeiro do estado brasileiro a contar com um corredor logístico movido a GNL. Essa iniciativa demonstra nosso compromisso com a sustentabilidade e com a construção de um futuro mais limpo e eficiente para o setor portuário”, afirma.
Já o fundador da Virtu GNL, José de Moura, celebrou a inauguração do corredor verde da GNL, que tem como ponto de partida o Porto do Itaqui. “Essa é uma conquista importante para o setor de transportes e para o meio ambiente. Nossos caminhões oferecem mais de 1000 km de autonomia, o que garante maior eficiência operacional e reduz significativamente as emissões de CO2, em até 20% em comparação aos veículos a diesel”, explicou.
Os caminhões a GNL, mais eficientes e menos poluentes, serão utilizados para transportar grãos e fertilizantes, contribuindo para a redução da emissão de gases do efeito estufa e para a melhoria da qualidade do ar. “Além dos benefícios ambientais, a utilização de caminhões a GNL proporciona maior qualidade de vida para os motoristas, com menos ruído e vibrações. Além disso, o GNL é um combustível mais seguro e confiável”, concluiu Moura.
O gás natural liquefeito (GNL) é uma forma de gás natural que foi resfriado a temperaturas muito baixas, cerca de -160°C (-260°F), para se tornar um líquido. Esse processo de liquefação reduz o volume do gás em aproximadamente 600 vezes, tornando-o mais eficiente para transporte e armazenamento.
O GNL é uma opção mais sustentável em relação aos outros combustíveis principalmente porque emite menos dióxido de carbono (CO₂) em comparação com o carvão e o petróleo. Também produz menores quantidades de poluentes locais, como óxidos de enxofre (SOx), óxidos de nitrogênio (NOx) e material particulado, em comparação com carvão e petróleo.
A queima de gás natural para geração de eletricidade também é mais eficiente do que a queima de carvão ou óleo. Usinas de ciclo combinado, que utilizam gás natural, podem alcançar altos níveis de eficiência ao capturar e reutilizar o calor residual para gerar eletricidade adicional.