Segundo o presidente da Portos do Paraná, a atracação prioritária para estes tipos de navios concede berços preferenciais, independente da ordem cronológica de chegada. Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná
Região Sul
Navios verdes passam a ter prioridade de atracação nos portos paranaenses
Iniciativa busca incentivar ações que reduzam o consumo de combustíveis fósseis e emissão de gases de efeito estufa
Os navios sustentáveis, também conhecidos como navios verdes, agora passam a ter prioridade nos portos paranaenses, segundo a Portos do Paraná, Autoridade Portuária dos complexos de Paranaguá e Antonina.
A medida faz parte do regulamento de Programações, Operações e Atracações de Navios – Edição 2023, e beneficiará as embarcações com estrutura de matriz energética focada na redução de emissões de gases do efeito estufa.
Segundo o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, a atracação prioritária para estes tipos de navios concede berços preferenciais, independente da ordem cronológica de chegada.
“A regra foi definida buscando fidelizar navios sustentáveis em Paranaguá, seguindo nosso objetivo de liderar as questões relacionadas à sustentabilidade e processos ambientais”, explicou Garcia.
A implantação da prioridade para navios verdes visa reforçar o compromisso da Portos do Paraná com a Agenda 2030 e os seus objetivos de desenvolvimento sustentável no setor portuário.
“Além de buscarmos a descarbonização dos portos paranaenses, estamos incentivando que cada vez mais os navios ecológicos tenham como destino o Estado do Paraná”, comentou João Paulo Santana, diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná.
Outras ações
Atualmente, a Portos do Paraná é o único porto a ser convidado para o evento anual realizado pelas Nações Unidas sobre mudanças climáticas, a COP (Conferência das Partes).
Além disso, a Autoridade Portuária assinou uma parceria com o Porto de Rotterdam, na Holanda, para estabelecer o desenvolvimento de energias renováveis nos portos de Paranaguá e Antonina. A assinatura do memorando de entendimento, em 2023, faz parte do programa de colaboração Green Ports Partnership (Parceria para Portos Verdes), que tem duração de três anos.
Neste ano, a Portos do Paraná deu início às etapas referentes ao Plano de Descarbonização da companhia, projeto desenvolvido pela Fundación Valenciaport, centro de pesquisa espanhol reconhecida pela atuação em temas de inovação e gestão de logística portuária.
Com a expectativa de conclusão em 20 meses, o projeto tem como principais objetivos calcular as emissões de CO2 em todas as logísticas portuárias executadas no litoral paranaense e o desenvolvimento de estratégias de descarbonização em conjunto com as áreas portuárias.