domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Nacional

Governo entrega melhorias em quatro aeroportos do MT

Atualizado em: 1 de agosto de 2024 às 10:08
Marília Sena Enviar e-mail para o Autor

Ministro destacou importância dos equipamentos para a infraestrutura da aviação e o turismo no estado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na quarta-feira, dia 31, da entrega de obras de expansão em quatro aeroportos de Mato Grosso. As intervenções, que contaram com um investimento superior a R$ 372 milhões do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), incluíram adequações em terminais, pátios e pistas, com o objetivo de aumentar a segurança e o conforto dos passageiros.

“Eu duvido que em algum momento histórico deste estado teve um presidente que descerrou quatro placas alusivas a aeroportos”, declarou o presidente durante a cerimônia, realizada na capital do estado, Cuiabá. Do montante, R$ 317,2 milhões foram financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Os terminais contemplados foram o Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon; o Aeroporto de Sinop – Presidente João Batista Figueiredo; o Aeroporto de Rondonópolis – Maestro Marinho Franco; e o Aeroporto de Alta Floresta – Piloto Osvaldo.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ressaltou que os terminais vão impulsionar o turismo e a economia local. Costa Filho ainda mencionou que, em breve, o Aeroporto de Cuiabá se tornará internacional.

“Esses aeroportos serão fundamentais para a infraestrutura da aviação. E mais do que isso, serão fundamentais para o desenvolvimento turístico do estado, tendo em vista a importância do crescimento econômico. Cada quatro turistas no estado geram um emprego para a população”, detalhou Costa Filho.

“A internacionalização do Aeroporto de Cuiabá, o presidente Lula já determinou, ao lado da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), e nas próximas semanas nós teremos o aeroporto de Cuiabá internacionalizado e recebendo voos de todo o mundo, considerando a importância do agronegócio para o estado”, completou o ministro de Portos e Aeroportos.

Especificamente nos aeroportos de Sinop, Alta Floresta e Rondonópolis, a Centro-Oeste Airports (COA) foi responsável pela construção de novos terminais de passageiros, que são mais amplos e modernos, além de realizar melhorias para garantir a segurança dos funcionários.

Já no Aeroporto Internacional de Cuiabá, as obras envolveram aperfeiçoamentos operacionais e a requalificação do terminal, incluindo reforma, ampliação e modernização das instalações. Além disso, foi implementado um novo sistema de ar-condicionado para aprimorar o conforto dos usuários.

O presidente Lula lembrou que todas as obras realizadas no Brasil são definidas em conjunto com os governantes dos estados, e é com esse objetivo que ele tem buscado se reunir com governadores e prefeitos do país.

“É preciso ter previsibilidade; ninguém pode ser pego de surpresa com decretos ou portarias feitos à meia-noite. No primeiro mês do meu mandato, eu convidei os 27 governadores dos estados para irem ao Palácio do Planalto e cada um dizer quais eram as obras prioritárias que eles gostariam da participação do Governo Federal”, disse Lula.

Também participaram da cerimônia os ministros dos Transportes, Renan Filho, das Cidades, Jader Filho, e da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

Compartilhe:
TAGS