Presidente da APS, Anderson Pomini, diz que aguarda agenda do Governo de São Paulo para confirmação de convênio para construção dos viadutos. Foto: Divulgação/APS
Porto de Santos
APS anuncia construção de dois novos viadutos na margem direita
Empreendimentos serão construídos pela EcoRodovias, a partir de convênio com o Governo do Estado
A Autoridade Portuária de Santos (APS) anunciou a construção de dois viadutos para melhorar a mobilidade e acessos aos terminais localizados na margem direita do Porto de Santos (SP), o maior complexo portuário do país. Segundo a APS, os dois futuros empreendimentos serão construídos pelo Grupo EcoRodovias, a partir de uma parceria com o Governo do Estado.
Informações a respeito das melhorias em mobilidade na entrada ao cais santista foram divulgadas durante coletiva de imprensa do diretor-presidente da APS, Anderson Pomini.
Segundo ele, os dois viadutos receberão investimentos de R$ 250 milhões. Os valores são referentes a créditos que pertencem à Autoridade Portuária junto à gestora da linha férrea do Porto de Santos, a Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips).
O crédito da APS é destinado para obrigações escolhidas pela própria administração portuária, que priorizou a construção dos viadutos.
“Destinamos a construção de dois viadutos com no máximo R$ 250 milhões em investimentos, no prazo máximo de quatro anos. Temos um gargalo na Alemoa que precisa que haja investimentos pesados para resolvermos o problema e escoarmos os nossos produtos de forma adequada”, disse.
Segundo Pomini, a EcoRodovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes, que liga a capital à Baixada Santista, já possui ampla expertise na construção de viadutos e poderá realizar a obra em um tempo mais curto.
“Fizemos um convênio com o Governo do Estado, entendendo que a EcoRodovias tem mais agilidade para entregar esta obra, que é de ampla importância”, explicou Pomini. A APS afirmou que aguarda agenda do Governo Estadual para assinatura do acordo.
Um dos viadutos está previsto para ser instalado na região da Alemoa, local de entrada e saída de caminhões que acessam o Porto de Santos pela margem direita. O segundo está previsto para ser construído na região do bairro do Saboó.
Os locais exatos dos viadutos serão definidos pela concessionária, a partir do projeto executivo, uma vez que o Governo do Estado liberar a ordem de serviço para a obra.
Em sua apresentação, Pomini destacou ainda outras obras, de responsabilidade da APS, que visam melhorias para a passagem de veículos pesados pela Alemoa, entre eles serviços de asfalto, drenagem e adequação das faixas.
Viaduto da Alemoa vai atender futuro megaterminal
A Autoridade Portuária de Santos (APS) tem previsto entre seus principais planos de expansão, a inclusão da área da Vila dos Criadores para um futuro terminal de contêineres e carga geral. A área, de 420 mil metros quadrados, se apresenta como última na margem direita para operações portuárias.
Segundo Pomini, um dos viadutos a ser erguidos na região da Alemoa vai beneficiar diretamente o futuro terminal.
“A partir da construção desses viadutos, teremos condições, e um momento adequado, de pensarmos em um outro megaterminal de contêineres na margem direita. E o nosso projeto para isso é a Vila dos Criadores”, comentou o presidente da APS.
A prioridade da APS para viabilização dos novos viadutos entram em sintonia na melhoria da infraestrutura do cais santista para depois poder planejar a instalação de novos terminais.
“Muito se fala em aumentarmos a capacidade de movimentação de cargas. E essas obras anunciadas atendem a essa demanda. De nada adianta ampliarmos essa capacidade, se não tivermos e contarmos com vias adequadas para escoamento desses produtos. É preciso que o porto faça o planejamento de acordo com a capacidade. Por isso pretendemos incluir a Vila dos Criadores na poligonal e que aquela região esteja pronta e adequada para movimentação de cargas gerais, ao mesmo tempo em que entregarmos os viadutos que estão previstos”, explicou.
Além dos viadutos, Pomini citou a terceira pista da Rodovia dos Imigrantes, cujo projeto está sendo desenvolvido pela Ecovias, como vital também para a boa logística do complexo marítimo.
De acordo com o presidente da APS, a inclusão da área da Vila dos Criadores dentro da poligonal teve avanços importantes, como a realização de audiências públicas, cuja data ainda será divulgada pela companhia.
“Vamos encaminhar a mudança para o Ministério de Portos, é um ato formal do ministério que, por decreto, decide por essa inclusão. Na sequência, a gente pretende disponibilizar a área para o mercado”, comentou.