sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Presidente da APS, Anderson Pomini, diz que aguarda agenda do Governo de São Paulo para confirmação de convênio para construção dos viadutos. Foto: Divulgação/APS

Porto de Santos

APS anuncia construção de dois novos viadutos na margem direita

Atualizado em: 2 de agosto de 2024 às 1:33
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Empreendimentos serão construídos pela EcoRodovias, a partir de convênio com o Governo do Estado

A Autoridade Portuária de Santos (APS) anunciou a construção de dois viadutos para melhorar a mobilidade e acessos aos terminais localizados na margem direita do Porto de Santos (SP), o maior complexo portuário do país. Segundo a APS, os dois futuros empreendimentos serão construídos pelo Grupo EcoRodovias, a partir de uma parceria com o Governo do Estado.

Informações a respeito das melhorias em mobilidade na entrada ao cais santista foram divulgadas durante coletiva de imprensa do diretor-presidente da APS, Anderson Pomini.

Segundo ele, os dois viadutos receberão investimentos de R$ 250 milhões. Os valores são referentes a créditos que pertencem à Autoridade Portuária junto à gestora da linha férrea do Porto de Santos, a Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips).

O crédito da APS é destinado para obrigações escolhidas pela própria administração portuária, que priorizou a construção dos viadutos.

“Destinamos a construção de dois viadutos com no máximo R$ 250 milhões em investimentos, no prazo máximo de quatro anos. Temos um gargalo na Alemoa que precisa que haja investimentos pesados para resolvermos o problema e escoarmos os nossos produtos de forma adequada”, disse.

Segundo Pomini, a EcoRodovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes, que liga a capital à Baixada Santista, já possui ampla expertise na construção de viadutos e poderá realizar a obra em um tempo mais curto.

“Fizemos um convênio com o Governo do Estado, entendendo que a EcoRodovias tem mais agilidade para entregar esta obra, que é de ampla importância”, explicou Pomini. A APS afirmou que aguarda agenda do Governo Estadual para assinatura do acordo.

Um dos viadutos está previsto para ser instalado na região da Alemoa, local de entrada e saída de caminhões que acessam o Porto de Santos pela margem direita. O segundo está previsto para ser construído na região do bairro do Saboó.

Os locais exatos dos viadutos serão definidos pela concessionária, a partir do projeto executivo, uma vez que o Governo do Estado liberar a ordem de serviço para a obra.

Em sua apresentação, Pomini destacou ainda outras obras, de responsabilidade da APS, que visam melhorias para a passagem de veículos pesados pela Alemoa, entre eles serviços de asfalto, drenagem e adequação das faixas.

Viaduto da Alemoa vai atender futuro megaterminal

A Autoridade Portuária de Santos (APS) tem previsto entre seus principais planos de expansão, a inclusão da área da Vila dos Criadores para um futuro terminal de contêineres e carga geral. A área, de 420 mil metros quadrados, se apresenta como última na margem direita para operações portuárias.

Segundo Pomini, um dos viadutos a ser erguidos na região da Alemoa vai beneficiar diretamente o futuro terminal.

“A partir da construção desses viadutos, teremos condições, e um momento adequado, de pensarmos em um outro megaterminal de contêineres na margem direita. E o nosso projeto para isso é a Vila dos Criadores”, comentou o presidente da APS.

A prioridade da APS para viabilização dos novos viadutos entram em sintonia na melhoria da infraestrutura do cais santista para depois poder planejar a instalação de novos terminais.

“Muito se fala em aumentarmos a capacidade de movimentação de cargas. E essas obras anunciadas atendem a essa demanda. De nada adianta ampliarmos essa capacidade, se não tivermos e contarmos com vias adequadas para escoamento desses produtos. É preciso que o porto faça o planejamento de acordo com a capacidade. Por isso pretendemos incluir a Vila dos Criadores na poligonal e que aquela região esteja pronta e adequada para movimentação de cargas gerais, ao mesmo tempo em que entregarmos os viadutos que estão previstos”, explicou.

Além dos viadutos, Pomini citou a terceira pista da Rodovia dos Imigrantes, cujo projeto está sendo desenvolvido pela Ecovias, como vital também para a boa logística do complexo marítimo.

De acordo com o presidente da APS, a inclusão da área da Vila dos Criadores dentro da poligonal teve avanços importantes, como a realização de audiências públicas, cuja data ainda será divulgada pela companhia.

“Vamos encaminhar a mudança para o Ministério de Portos, é um ato formal do ministério que, por decreto, decide por essa inclusão. Na sequência, a gente pretende disponibilizar a área para o mercado”, comentou.

Compartilhe:
TAGS