A força-tarefa teve a participação da Receita Federal, Polícia Federal, Comandos e Operações Especiais (COE) da Polícia Militar e Marinha (crédito: Divulgação/RFB)
Porto de Santos
Força-tarefa encontra 95 kg de cocaína em casco de navio
Vídeo mostra onde drogas estavam escondidas. Apreensão acontece um dia depois de 1,4 tonelada da droga ter sido localizada no complexo portuário.
Um dia depois de a Receita Federal e a Polícia Federal (PF) terem apreendido 1.429 kg de cocaína em cargas no Porto de Santos, uma outra ação concluída na quarta-feira (17) resultou na localização de mais 95 kg. Dessa vez a droga estava escondida no casco de um navio que tinha como destino a Itália.
De acordo com informações da Receita, o navio contendo granel sólido estava na região de fundeio do porto desde o início deste mês. Devido aos fortes ventos registrados na região na semana passada, a embarcação envolveu-se em uma ocorrência marítima, o que motivou a inspeção do casco. Não bastasse isso, a PF já havia recebido informações sobre possível tráfico de entorpecentes no navio.
A força-tarefa foi até o local de fundeio e, devido à impossibilidade de se fazer mergulhos seguros, escoltou o navio até a sua atracação no Porto de Santos. Essa ação teve a participação da Receita, PF, Comandos e Operações Especiais (COE) da Polícia Militar do Estado de São Paulo e Marinha do Brasil.
Foram retirados 64 tabletes do sea chest do navio (em português, caixa de mar. Trata-se de um compartimento no casco do navio, abaixo da linha de flutuação, destinado ao suprimento de água do mar para resfriamento e outras funções. Esse compartimento só pode ser acessado por mergulhadores). Os tabletes pesavam, ao todo, 95,83 kg.
Os trabalhos da força-tarefa foram concluídos na madrugada de quarta-feira e a droga foi formalmente apreendida pela Polícia Federal, que prosseguirá com as investigações. Até o momento ninguém foi preso.
Veja o vídeo do momento em que um mergulhador localiza a droga (imagem: Divulgação/RFB)
Recordes
Agosto já é o mês com mais ocorrências e maior quantidade de cocaína apreendida no Porto de Santos neste ano, superando os números de março. De acordo com dados da Receita Federal, naquela ocasião houve seis apreensões e 3.014 kg de droga recolhidos.
Com a ação concluída na quarta-feira, somente nesses 17 dias de agosto já são oito ocorrências e 3.856,83 kg apreendidos no complexo portuário santista.
Neste ano já foram recolhidos 13.062,83 kg da droga. Em 2021, o total apreendido foi de 16.894 kg, mas em nenhum dos meses a quantidade superou 3 toneladas, como em 2022.