HUB
Acordo entre o Mercosul e a UE está praticamente concluído, diz Lula
Mercosul x União Europeia 1
O acordo entre o Mercosul e a União Europeia está praticamente concluído e pronto para ser efetivado, afirnou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nessa quarta-feira, dia 14, em evento em Brasília. A implantação da parceria enfrenta apenas um obstáculo, a resistência da França, que ainda defende a adoção de mecanismos de proteção para seus produtores, afirmou. Segundo o chefe do Executivo, o Mercosul não irá mais ceder, cabendo à União Europeia definir sua posição final.
Mercosul x União Europeia 2
“Agora depende só da União Europeia, porque nós aqui já decidimos o que é que queremos e já comunicamos a eles. A União Europeia que se vire com a França, que tem dificuldade com produtos agropecuários brasileiros”, declarou Lula. “Certamente tem medo de disputar com nosso queijo de Minas, com nosso vinho do Rio Grande do Sul”, ironizou.
Rota da seda 1
Lula também falou sobre os planos de seu governo para participar da Nova Rota da Seda, empreendimento global chinês que prevê a realização de investimentos em infraestrutura em países da América Latina, da Ásia e da África, com impacto em cadeias de negócios que interessam a Pequim. O Brasil ainda não definiu se integra essa iniciativa. Mas, segundo o presidente, após a reunião do G-20 no País, em novembro, essa questão será debatida, analisando-se as vantagens para a economia brasileira. “Os chineses querem discutir conosco a Rota da Seda e nós vamos discutir. Nós não vamos fechar os olhos, não. Nós vamos dizer: ‘o que tem para nós? O que eu tenho com isso? O que eu ganho?’. Essa é a discussão”, citou.
Rota da Seda 2
Lula ainda minimizou os reflexos da aproximação do Brasil com a China na relação do País com os Estados Unidos. “Eu não quero brigar com os EUA. Pelo contrário: eu quero os Estados Unidos do nosso lado tanto quanto eu quero a China”, destacou.
Na espera
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, declarou ontem que é necessário esperar o trabalho do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), para se definir as responsabilidades sobre o acidente aéreo que ocorreu em Vinhedo (SP) na sexta-feira passada, dia 9.