O primeiro painel de debates da edição 2024 do Mercosul Export teve como tema “Desenvolvimento do transporte aquaviário de cargas entre os países do Mercosul”. Foto: Rodrigo Borthagaray
Mercosul Export
Diretor da Antaq diz que hidrovias do Sul devem ter frete de US$ 1 por tonelada
Em painel do Mercosul Export, no Uruguai, Alber Vasconcelos afirmou que esse valor é competitivo e atraente
O diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Alber Vasconcelos, discutiu os desafios econômicos associados ao transporte aquaviário durante o Mercosul Export, na quinta-feira (15), e afirmou que os projetos ligados às hidrovias do Rio Paraguai e Lagoa Mirim, ambas no sul do País, trabalham com uma tarifa de frete de até US$ 1 por tonelada de carga.
“Esse valor é um valor competitivo e atraente. Temos trabalhado com este teto nos dois casos, para isso os projetos estão sendo adequados”, ressaltou ele.
Ele deu essa declaração durante o painel “Desenvolvimento do transporte aquaviário de cargas entre os países do Mercosul”, no primeiro dia de atividades do Mercosul Export, que trouxe à tona questões cruciais para a expansão e eficiência das hidrovias na região. O fórum internacional, que teve início na quinta-feira, dia 15, e se encerra nesta sexta, dia 16, é realizado em Montevidéu, no Uruguai, e conta com uma ampla participação de especialistas e profissionais do setor.
O painel, moderado por Leopoldo Figueiredo, diretor-geral da Rede BE News, também contou com a presença de Eduardo Nery, diretor-geral da Antaq; Dino Antunes Dias Batista, secretário nacional de Hidrovias do Ministério de Portos e Aeroportos do Brasil; e Diego Azqueta, presidente da Comissão Permanente de Transporte da Bacia do Prata.
Durante o debate, Dino Batista destacou a importância das concessões para o desenvolvimento das hidrovias no Brasil, enfatizando que a iniciativa privada terá um papel crucial na manutenção e operação dos corredores aquaviários, como a ligação entre a Lagoa Mirim e a Lagoa dos Patos.
“A concessão hidroviária é fundamental para garantir a perenidade e a eficiência desses corredores, assegurando que a sinalização e as infraestruturas necessárias sejam mantidas de maneira adequada”, disse ele.
O projeto da Hidrovia Lagoa Mirim-Lagoa dos Patos é voltado à integração e ao desenvolvimento da infraestrutura de transporte aquaviário no sul do Brasil. A hidrovia busca conectar a Lagoa Mirim, situada na fronteira entre Brasil e Uruguai, à Lagoa dos Patos, uma das maiores lagoas do Brasil e localizada no estado do Rio Grande do Sul. Essa conexão vai facilitar o transporte de cargas entre essas duas regiões, promovendo uma maior integração econômica entre o sul do Brasil e a região do Mercosul.
O Mercosul Export é uma edição internacional do Brasil Export, principal fórum de debates sobre o desenvolvimento dos setores de portos, logística, transportes e infraestrutura do país. Sua programação é transmitida pela TV BE News no canal 82 da Sky; canal 58 da parabólica; em sinal aberto para a Grande Campinas no canal 19; no canal @tv_benews no Youtube; e no site www.tvbenews.com.br.