Estilo BE
Confira entrevista com Vanessa Martins
Novo tempo na carreira
A jornalista Vanessa Martins veio para a Rede BE News, a convite do CEO, Fabrício Julião, e já está com dois programas no ar e um em fase de testes. Profissionalismo e dedicação não faltam: “Fiquei entusiasmada com o desafio, já estava cansada de um trabalho muito engessado. Estou adorando, eu não conhecia muito o setor, mas fiquei apaixonada. Ainda estou engatinhando, mas continuo aprendendo todos os dias”.
Na TV BE News faz o programa Vitrine, está gravando os pilotos do Infrajur (sobre Direito Marítimo) e semanalmente apresenta às terças o Conexão Sopesp, ao lado do Ricardo Molitzas, Diretor-Executivo do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo. “Ele vem com a parte técnica e eu com o Jornalismo, acho que a dupla deu certo”, comenta.
Jornalismo veio por acaso. Prestou Publicidade e, no final do primeiro ano, viu que não era o que queria. Foi falar com o diretor da faculdade, não queria perder um ano. Ele indicou que fizesse Jornalismo e Vanessa mudou. Quando o professor Albertino, de Telejornalismo, convidou para fazer estágio na TV Santa Cecília, aceitou na hora: “Ali eu me apaixonei, TV era exatamente o que eu queria. Caí de paraquedas e fui fazer vídeo com um jornalzinho que era Notícias do Campus. A faculdade era teórica, mas a prática me fascinou”.
Logo depois da formatura, foi convidada pelo jornalista Eduardo Silva para trabalhar na TV Tribuna, onde ficou por anos e ainda ganhou um programa de variedades semanal. Na tevê fez um pouco de tudo, inclusive produção, telejornalismo, Santos Futebol Clube e até previsão do tempo.
Depois veio o casamento e a enorme vontade de ser mãe. Mas não foi fácil realizar o desejo. Fez muitos tratamentos, lembra que ficava com os olhos cheios de lágrimas quando via mulheres grávidas. Até se sentia culpada, quando não conseguia compartilhar a alegria de várias amigas que ficaram grávidas na época. “Eu pensava, por que eu não? Uma vez fui no consultório do meu ginecologista, dr. Natal Marques da Silva, e ele disse que eu deveria dar um breque na loucura profissional em que eu vivia. Era mesmo uma vida maluca, sem hora para nada”.
O conselho mexeu muito com Vanessa e trouxe uma decisão difícil: “Eu queria tanto ter um filho que resolvi pedir demissão. Ninguém entendeu como eu ia deixar a TV de lado, que eu gostava tanto. Eu explicava que não adiantava ter o sucesso profissional sem estar feliz. E eu não estava”.
Pediu demissão em janeiro, e em junho engravidou. Caio foi a maior realização: “Eu me dei a gravidez sem trabalhar, foi tranquila, vivi todos os momentos. Quando meu filho fez um ano, o Paulo Alexandre me chamou para trabalhar na campanha, senti que era hora de voltar. Fiquei quatro atuando na Prefeitura de Santos, na parte de vídeos, até voltar para a TV”.
No jornalismo, admira a jornalista Andréia Sady: “Gosto da postura dela. A mulher bonita no Jornalismo, principalmente na política, ainda é difícil. O preconceito acho que existe mais no futebol e na política, é como se você não fosse competente para estar ali”.
Vanessa nasceu em Santos e não pensa em mudanças. Joga beach tennis ao lado do marido Mario Esteves e, quando consegue tempo, lê suspense e assiste séries. “Minhas preferidas são “Quem é Erin Carter”, “Gaiola mental” e “Outlander”.
Programa preferido é curtir o marido, o filho Caio e a enteada Isabela: “Nossa família já começou com quatro. Mario, que morava em São Paulo com a filha, resolveu mudar para cá quando nos casamos. Não foi fácil começar um novo relacionamento, com a Bela adolescente e o Caio com 4 anos. Deu tudo certo e hoje os dois se adoram e se tratam como irmãos. A Bela é um presente que a vida me trouxe”.
Sonhos? Vanessa pensa e diz que não tem, viver bem o presente é a sua meta.