sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A primeira docagem de uma das sete embarcações contratadas pela Vale vem sendo realizada no rebocador Guaíba, com os serviços iniciados em julho, no estaleiro de Guarujá. Foto: Divulgação/Wilson Sons

Região Sudeste

Wilson Sons e Vale fecham acordo para docagem no Porto de Santos

Atualizado em: 17 de agosto de 2024 às 10:29
Da Redação Enviar e-mail para o Autor

Nos próximos cinco anos serão realizadas manutenções programadas em rebocadores e ferry boats pertencentes à mineradora

A Wilson Sons, maior operador de logística portuária e marítima no Brasil, fechou um contrato com a Vale, a maior produtora global de minério de ferro, pelotas e níquel, com operações em cinco continentes, para a docagem de sete embarcações em seu estaleiro localizado em Guarujá, no Porto de Santos (SP). Ao longo do contrato, que tem duração de cinco anos, serão realizadas manutenções programadas em cinco rebocadores e dois ferry boats pertencentes à mineradora, que operam no Rio de Janeiro. Essa parceria proporcionará uma economia de 67% em combustível para a Vale.

As embarcações da Vale têm um papel fundamental no apoio portuário, auxiliando na atracação e desatracação de navios no Terminal da Ilha Guaíba (TIG), em Mangaratiba, e no terminal da Companhia Portuária Baía de Sepetiba (CPBS), em Itaguaí, ambos localizados no litoral sul do Rio de Janeiro e operados pela Vale. Esses navios transportam minério de ferro proveniente de Minas Gerais, destinado principalmente à exportação para a China.

A Wilson Sons adota uma série de práticas rigorosas durante as docagens para garantir a excelência dos serviços e a eficiência operacional das embarcações. Essas práticas atendem a todas as exigências técnicas e legais, reforçando o compromisso da empresa com a segurança e a sustentabilidade ambiental em suas operações. Entre os serviços que serão realizados nos rebocadores e ferryboats da Vale estão tratamento e pintura de cascos e tanques, limpeza de tanques, reparos estruturais, além de desmontagem e teste de válvulas, com o trabalho sendo executado por uma equipe de 60 profissionais especializados.

“Expectativa positiva para o início dessa nova parceria entre a Vale e a Wilson Sons, que representa um passo significativo em direção ao nosso objetivo comum: garantir a segurança e a qualidade dos nossos processos. Estamos confiantes de que, ao unir nossos recursos e expertises, conseguiremos alcançar melhores resultados e oferecer um valor ainda maior aos nossos clientes”, afirma Rodrigo Vasconcelos, diretor de operações da Vale na Costa Verde do Rio de Janeiro.

A primeira docagem de uma das sete embarcações contratadas pela Vale vem sendo realizada no rebocador Guaíba, com os serviços iniciados em 18 de julho.

“Estamos muito felizes em atender a Vale, com a escolha da mineradora pelos serviços de excelência do nosso estaleiro. Com a capacidade técnica dos nossos profissionais e o uso de tecnologia de ponta, trabalhamos sempre para surpreender o cliente, focados na garantia da segurança e da eficiência operacional das embarcações”, afirmou Adalberto Souza, diretor-executivo da divisão de estaleiro da Wilson Sons. Ele também destacou: “Buscamos atender o cliente oferecendo soluções inovadoras e customizadas, contribuindo com o desenvolvimento do setor de logística portuária e marítima do País”.

Após o Guaíba, outra embarcação da Vale deverá passar pelos serviços de docagem até o final do ano. O contrato abrange também a docagem dos rebocadores Moatize, Mutuca, Alegria e Fazendão, além dos ferry boats Vale Mangaratiba e Vale Sahi.

 

Compartilhe:
TAGS