A Ferroeste administra o trecho de 248 quilômetros de ferrovias entre os municípios de Guarapuava e Cascavel. Foto: Albari Rosa/AEN
Região Sul
Alep aprova privatização da Ferroeste em 1º discussão
Projeto do Governo do Estado é potencializar investimentos no modal dentro do Paraná
A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou na tarde desta segunda-feira (19), em primeira discussão, o projeto que autoriza a desestatização da Ferroeste, estatal responsável pelo modal ferroviário no estado. Dos 48 deputados que participaram da votação, 41 votaram a favor e sete votaram contra.
Também nesta segunda-feira, a Comissão de Obras Públicas, Transportes e Comunicação da Assembleia Legislativa promoveu uma reunião de trabalho para debater sobre o projeto, de autoria do Governo do Estado do Paraná, além de ouvir e entender as demandas do setor produtivo.
O encontro reuniu deputados estaduais, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), a Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), a Associação Comercial do Paraná (ACP), e representantes da Ferroeste.
Durante o debate, representantes do setor produtivo apontaram a necessidade para um maior refino do texto do projeto de lei, buscando mais clareza quanto ao futuro da desestatização e a previsão de uma ligação mais efetiva da malha ferroviária com o Porto de Paranaguá, o principal complexo portuário do Paraná.
Projeto
O Governo do Paraná encaminhou o projeto de lei 512/2024 para a Alep no início deste mês. Segundo o Governo Estadual, o principal objetivo é potencializar os investimentos no modal ferroviário, promover redução de custos logísticos para o setor produtivo e apoiar a expansão das cooperativas e da produção agropecuária do Paraná nos próximos anos. A Ferroeste administra o trecho de 248 quilômetros de ferrovias entre os municípios de Guarapuava e Cascavel.