Junto à secretária executiva da pasta, Mariana Pescatori, Silvio Costa Filho visitou a redação da Rede BE News, do Grupo Brasil Export, em Santos, na manhã desta quinta-feira (22), e concedeu entrevista exclusiva, onde comentou sobre projetos do Mpor para a Baixada Santista. Foto: Grupo Brasil Export
Região Sudeste
Ministro diz que estudo de concessão do canal de Santos sai em outubro
Silvio Costa Filho visitou a redação da Rede Be News na manhã desta quinta-feira (22) e concedeu entrevista exclusiva
O ministro de Portos e Aeroportos (Mpor), Silvio Costa Filho, disse que o estudo de concessão do canal do Porto de Santos (SP), que está sendo feito pela Secretaria Nacional de Portos e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), tem previsão de ser concluído no final de outubro deste ano, com início do processo de concessão ainda no primeiro semestre de 2025.
Junto à secretária executiva da pasta, Mariana Pescatori, o ministro visitou a redação da Rede BE News, do Grupo Brasil Export, em Santos, na manhã desta quinta-feira (22), e concedeu entrevista exclusiva, onde comentou sobre projetos do Mpor para a Baixada Santista.
Em seguida, Silvio seguiu para a inauguração do novo viaduto que facilitará o fluxo de veículos com destino ao cluster de celulose no Porto de Santos, nas proximidades do terminal portuário da Eldorado Brasil.
Oficialmente, a profundidade do canal aquaviário do complexo portuário santista é de 15 metros, com calado de 14,5 metros. No início deste mês, a Autoridade Portuária de Santos (APS) anunciou que o aprofundamento para 16 metros será iniciado no 2º semestre deste ano, com conclusão no ano que vem.
O estudo citado pelo ministro modela a concessão de serviços vinculados ao canal, incluindo a dragagem para 17 metros. Desta forma, a empresa que obtiver a concessão ficaria responsável por esta segunda etapa do aprofundamento do canal e da manutenção, por 30 ou 35 anos.
“Nós estamos modelando o projeto de aprofundamento junto ao BNDES e até o final de outubro isso deve estar pronto. Em posse dessa modelagem, queremos iniciar o processo de concessão no início de 2025. O aumento do calado de 14 m para 17 m insere ainda mais o Brasil no mercado da navegação global, já que hoje mais de 50% dos navios que estão sendo fabricados são grandes e têm dificuldade de acesso ao porto”, citou Costa Filho.
BE News
Ao lado do CEO do Grupo Brasil Export, Fabricio Julião, Silvio ressaltou a importância do jornalismo segmentado produzido pela Rede Be News.
“Aqui a gente ouve o setor produtivo, os trabalhadores e trabalhadoras. Estou encantado com o que encontramos, um excelente padrão de jornalismo e comunicação. E temos ainda uma extensa agenda em 2024 e ao longo de 2025 junto ao Grupo Brasil Export. O ministério quer cada vez mais estar ao lado do Brasil Export para promover essas agendas conjuntas e o diálogo institucional”, pontuou.