A VLI, companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais no País, cresceu 14% em receita líquida no primeiro semestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2023. Segundo a empresa, foram arrecadados R$ 5 bilhões em receita líquida no período. Foto: Divulgação/VLI
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VLI aumenta lucro líquido em 14% no 1º semestre de 2024
Empresa que opera ferrovias, portos e terminais do país teve receita de mais de R$ 5 bilhões neste ano
A VLI, companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais no País, cresceu 14% em receita líquida no primeiro semestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2023. Segundo a empresa, foram arrecadados R$ 5 bilhões em receita líquida no período. O ebitda, ou seja, o lucro presumido da empresa antes do desconto de impostos, ficou em R$ 2,66 bilhões (aumento de 19% em relação ao ano anterior).
Em nota, a VLI disse que “tal resultado foi obtido graças ao foco na segurança e eficiência operacional, com a aplicação de esforços em inovação e disciplina de gestão”. A geração de Caixa Operacional atingiu R$ 2,44 bilhões e, desse total, R$ 1,84 bilhões foram reinvestidos no negócio (aumento de 44% ante 2023).
“A VLI mantém seu foco no atendimento às demandas dos clientes das ferrovias e dos portos onde operamos bem como na estabilidade operacional e segurança das pessoas e das cargas. Além disso, a companhia segue com sua gestão financeira sustentável, que busca o retorno aos nossos investidores, que constroem conosco o futuro da nossa companhia e a transformação da logística nacional”, afirma o CEO e CFO da VLI, Fábio Marchiori.
A VLI também registrou um bom desempenho nas movimentações rodoviárias por meio da plataforma Trato, desenvolvida internamente pela companhia para otimização da cadeia logística composta pelos caminhões que acessam os terminais para o transbordo de cargas para o sistema ferroviário. A plataforma registrou um volume de 1,37 milhão de toneladas nos seis primeiros meses do ano, avanço de 62% em relação a 2023.
No primeiro semestre de 2024, a companhia atingiu seu recorde histórico de movimentação de açúcar na safra de 2023/2024, iniciada em abril do ano passado e concluída em março. As 6,1 milhões de toneladas transportadas nas ferrovias e as 5,1 milhões de toneladas movimentadas no Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam) representaram, respectivamente, volumes 24% e 28% superiores aos registrados na safra de açúcar 2022/2023, recordes até então.
Também em nota, a empresa diz que entregou 168 novos vagões graneleiros para o transporte de cargas na Ferrovia Norte-Sul (FNS), contribuindo para resultados positivos em carga, movimentação e lucro. Os ativos foram adquiridos em 2023 junto à fabricante Greenbrier Maxion, de Hortolândia (SP), em um negócio com investimento total de R$ 200 milhões que envolveu, também, três locomotivas para operação na região.
Ainda no referido período, o grupo VLI emitiu duas debêntures que totalizaram R$ 1,85 bilhão, sendo R$ 1 bilhão por meio de sua controlada VLI Multimodal (VMM) e R$ 850 milhões via Ferrovia Norte-Sul (FNS). Os recursos da VMM serão utilizados para investimentos na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). Já os recursos da FNS serão usados na recompra da FENS11 (primeira emissão da companhia) e recomposição do caixa. Ambas as emissões contaram com avaliação AAA da Fitch Ratings, uma das três maiores agências de classificação de risco de crédito, ao lado da Standard & Poor’s e da Moody’s.