Com o tema “Um olhar apurado para o futuro do Brasil e do planeta”, o fórum reúne companhias líderes de diferentes setores do mercado para compartilhar suas estratégias ESG (ambiental, social e de governança) e promete discutir ideias que possam apontar caminhos para um futuro mais sustentável. Foto: Reprodução
Sustenta Export
Sustenta Export debate sustentabilidade e inclusão em Noronha
Primeira edição do fórum reúne companhias líderes de diferentes setores para compartilhar suas estratégias ESG
O Grupo Brasil Export realiza pela primeira vez um encontro liderado por seus conselhos ESG e Feminino, com o objetivo de ressaltar a urgência de tornar a sociedade mais sustentável e inclusiva. Esse evento faz parte de uma estratégia maior de desenvolvimento do país, destacando o protagonismo do Brasil no cenário internacional em termos de práticas sustentáveis. Trata-se do Sustenta Export, que acontece de terça a quinta-feira (27 a 29), no arquipélago de Fernando de Noronha (PE), um local conhecido por sua beleza natural e importância ambiental.
Com o tema “Um olhar apurado para o futuro do Brasil e do planeta”, o fórum reúne companhias líderes de diferentes setores do mercado para compartilhar suas estratégias ESG (ambiental, social e de governança) e promete discutir ideias que possam apontar caminhos para um futuro mais sustentável. A proposta é realizar um exercício de reflexão sobre o passado, presente e, especialmente, o futuro, buscando um equilíbrio harmonioso entre o ser humano e a natureza.
O evento será transmitido ao vivo pela TV BE News, permitindo que um público mais amplo acompanhe as discussões e apresentações.
Marcando o início das atividades, na terça-feira (27), às 16h30 (de Brasília; 17h30 horário local) haverá um coquetel oferecido pela Agemar Transportes e Empreendimentos no Forte Noronha, que irá abrigar o evento.
O fórum será aberto na manhã de quarta-feira (28) com palavras de boas-vindas do CEO do Grupo Brasil Export, Fabrício Julião, da presidente do Conselho Feminino, Gilmara Temóteo, e do presidente do Conselho ESG, João Eduardo Amaral.
Em seguida, Ana Luíza Ferreira, secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Fernando de Noronha, fará uma apresentação sobre ações de educação ambiental e conservação dos recursos naturais. Larissa Amorim, diretora do Programa de Sustentabilidade do Ministério de Portos e Aeroportos, abordará os desafios climáticos e o planejamento do setor portuário para transformar os impactos da atividade junto à sociedade. E Danilo Abbondanza, sócio da ModalGR, falará sobre a inovação para um futuro sustentável.
Ainda pela manhã, haverá um painel intitulado “Impacto e Entretenimento – Ferramentas para a Transformação Sustentável no Setor de Infraestrutura”, com pronunciamento de abertura do ator Mateus Solano, embaixador da Sustentabilidade.
As atividades prosseguem à tarde. Alice Watson e Simone Pinheiro, docentes do Instituto Federal de Brasília, discutirão a Formação Lixo Zero e o correto aproveitamento de resíduos recicláveis e orgânicos. Depois, terá início um painel sobre ações sociais e governança de impacto no setor de portos e transportes aquaviários.
Isabella de Roldão, vice-prefeita do Recife (PE), fará uma apresentação sobre a promoção da igualdade e da transformação social a partir do desenvolvimento sustentável. Por fim, será realizado um painel sobre descarbonização como um fator essencial para o desenvolvimento e a transformação dos serviços prestados pelos operadores logísticos.
Na quinta-feira (29), último dia do Sustenta Export, a programação inclui visitas à Usina de Reciclagem e à unidade do Projeto Tamar, começando às 9h, horário local (8h de Brasília), proporcionando aos participantes uma visão prática das iniciativas de sustentabilidade em curso.
Confira a programação (horários de Brasília)
27| AGOSTO
16h30 – Palavras de boas-vindas e coquetel de recepção
Oferecimento: Agemar Transportes e Empreendimentos
28| AGOSTO
8h30 – Início da transmissão pela TV BE News
8h45 – Palavras de boas-vindas pelo CEO do Grupo Brasil Export, Fabrício Guimarães Julião, pela presidente do Conselho Feminino do Brasil Export, Gilmara Temóteo, e pelo presidente do Conselho ESG do Brasil Export, João Eduardo Amaral
9h00 – Apresentação de Ana Luíza Ferreira, secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Fernando de Noronha
Tema: Ações de educação ambiental, normatização, controle, regularização, proteção, conservação e recuperação dos recursos naturais
9h30 – Apresentação de Larissa Amorim, diretora do Programa de Sustentabilidade do Ministério de Portos e Aeroportos
Tema: Os desafios climáticos e o planejamento do setor portuário para a transformação dos impactos da atividade junto à sociedade
10h00 – Intervalo
10h15 – Apresentação de Danilo Abbondanza, sócio da ModalGR
Tema: Pensando inovação para um futuro sustentável
10h30 – Painel: Impacto e entretenimento – ferramentas para a transformação sustentável no setor de infraestrutura
Pronunciamento de abertura: Mateus Solano, embaixador da Sustentabilidade
Participantes
Francisco Brasileiro, produtor executivo de Audiovisual e empreendedor socioambiental
João Eduardo Amaral, presidente do Conselho ESG do Brasil Export
Núria Bianco, jornalista da Rede BE News
11h45 – Almoço livre
13h00 – Apresentações de Alice Watson e Simone Pinheiro, docentes do Instituto Federal de Brasília
Tema: Formação Lixo Zero e o correto aproveitamento de resíduos recicláveis e orgânicos
13h15 – Painel: Ações sociais e governança de impacto no setor de portos e transportes aquaviários
Participantes
– Carlos Cavalcanti, diretor de Sustentabilidade do Complexo Industrial e Portuário de Suape
– Gilmara Temóteo, diretora-executiva da Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH)
– Larissa Amorim, diretora do Programa de Sustentabilidade do Ministério de Portos e Aeroportos
– Sergio Aquino, presidente da Federação Nacional das Operações Portuárias (FENOP)
– Leopoldo Figueiredo, diretor-geral da Rede BE News
14h30 – Apresentação de Isabella de Roldão, Vice-Prefeita do Recife
Tema: Promoção da transformação social a partir do desenvolvimento sustentável na gestão pública
15h00 – Intervalo
15h30 – Painel: Descarbonização como fator imperativo de desenvolvimento e transformação dos serviços prestados pelos operadores logísticos
Participantes
– Marcella Cunha, diretora-executiva da Associação Brasileira dos Operadores Logísticos (ABOL)
– Gilberto Lima Jr., CEO da ID Logistics
– Fernando Correa, diretor-geral da Andreani Logística
– Rodrigo Casado, CEO da Movecta
– Núria Bianco, jornalista da Rede BE News
16h45 – Encerramento
29 | AGOSTO
8h00 – Visitas à Usina de Reciclagem e à unidade do Projeto Tamar
10h30 – Encerramento