sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Entre as ações realizadas pela Prefeitura, Isabella mencionou a eliminação do uso de plástico descartável no Paço Municipal, onde circulam cerca de 5 mil pessoas diariamente. Foto: Divulgação/Grupo Brasil Export

Sustenta Export

Recife já se prepara para enfrentar eventos climáticos extremos

Atualizado em: 29 de agosto de 2024 às 8:56
Júnior Batista Enviar e-mail para o Autor

Segundo vice-prefeita, capital de Pernambuco está entre as mais vulneráveis do mundo a mudanças climáticas

O Recife (PE) está entre as cidades mais vulneráveis do mundo a eventos climáticos devido à sua geografia peculiar, sendo banhada por três rios e praias. Por esse motivo, há uma preocupação em preparar a cidade. “Elas (mudanças climáticas) vão acontecer, como vimos em junho de 2022, quando grandes chuvas causaram tragédias e vitimaram pessoas no Recife”, destacou a vice-prefeita da capital pernambucana, Isabella de Roldão.

Ela deu essa declaração durante o Sustenta Export, fórum sobre sustentabilidade promovido pelo Grupo Brasil Export. A vice-prefeita compartilhou as experiências e os desafios enfrentados pela capital pernambucana em relação às mudanças climáticas.

“Quase 70% do nosso território é composto por morros. Além disso, o Recife ainda é uma cidade socialmente desigual e carente, que precisa de uma pauta social robusta para enfrentar os desafios ambientais e sociais de forma integrada”, afirmou Isabella.

Desde o início de 2016, explica ela, o Recife implementou um plano ambiental com foco em iniciativas visando aumentar a resiliência da cidade diante dos eventos climáticos extremos.

Entre as ações práticas realizadas pela Prefeitura, Isabella mencionou a eliminação do uso de plástico descartável no Paço Municipal, onde circulam cerca de 5 mil pessoas diariamente. Até 2021, todos os 15 andares do edifício utilizavam copos plásticos descartáveis para o consumo de água e café. “Uma das primeiras medidas foi emitir um decreto proibindo a compra de plástico descartável dentro do edifício da Prefeitura”, explicou.

Isabella alertou sobre os perigos do plástico, que contém BPA, um composto químico que, quando exposto a altas temperaturas, pode ser cancerígeno. “Essa é uma preocupação que afeta tanto o meio ambiente quanto a saúde das pessoas”, afirmou.

A primeira edição do Sustenta Export é uma edição do Brasil Export, principal fórum de debates sobre o desenvolvimento dos setores de portos, logística, transportes e infraestrutura do país. Com o tema “Um olhar apurado para o futuro do Brasil e do planeta”, o evento visa propor um debate sobre soluções sustentáveis e inclusivas para o futuro. Sua programação foi transmitida pela TV BE News no canal 82 da Sky; canal 58 da parabólica; e em sinal aberto para a Grande Campinas no canal 19. Está disponível no canal @tv_benews no Youtube; e no site www.tvbenews.com.br.

 

 

 

Compartilhe:
TAGS