Sustenta Export
Ministério vai monitorar e promover o ESG no setor de infraestrutura
Pacto pela sustentabilidade foi revelado por representante da pasta de Portos e Aeroportos durante painel do Sustenta Export
O Ministério de Portos e Aeroportos está estruturando uma iniciativa para monitorar e promover práticas ESG no setor de infraestrutura. O plano faz parte de um pacto pela sustentabilidade, que será orientado pelos princípios da sigla (Ambiental, Social e Governança), com o objetivo de integrar essas diretrizes às atividades do órgão e exigir a adesão de seus parceiros.
A diretora de Programa de Sustentabilidade do Ministério, Larissa Amorim, divulgou a informação na quarta-feira (28) durante painel do Sustenta Export, fórum de logística e infraestrutura voltado à promoção de práticas ESG no setor. Realizado em Fernando de Noronha (PE), o evento reúne empresas líderes para compartilhar estratégias e explorar soluções que assegurem uma economia equilibrada entre o desenvolvimento humano e a preservação ambiental.
Segundo Larissa, a iniciativa envolve a criação de uma agenda abrangente dentro do pacto pela sustentabilidade, que irá cobrir todos os projetos das secretarias nacionais de Aviação, Portos, Hidrovias e Navegação.
Outros órgãos, como a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), também serão incluídos.
Essa é mais uma tentativa do Governo em promover práticas sustentáveis entre os envolvidos no setor de infraestrutura e transporte. Gilmara Temóteo, diretora-executiva da Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidroviárias (Abeph), destacou a importância de políticas públicas claras e uniformes para orientar as ações das autoridades portuárias em todo o país.
Para ela, a falta de diretrizes consistentes muitas vezes gera disparidades nas iniciativas, dificultando a implementação conjunta. “Os portos são fundamentais no debate sobre sustentabilidade, especialmente quando falamos de transporte de cargas e logística, que, embora menos conhecido, é menos poluente do que o transporte rodoviário. Não é interessante que um porto do Nordeste tenha ações diferentes de um porto público no Sul, por exemplo”, afirmou.
O painel “Ações sociais e governança de impacto no setor de portos e transportes aquaviários” foi moderado por Leopoldo Figueiredo, diretor-geral da Rede BE News. Participaram como convidados Carlos Cavalcanti, diretor de Sustentabilidade do Complexo Industrial e Portuário de Suape (PE), e Sérgio Aquino, presidente da Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop).
A primeira edição do Sustenta Export é uma edição do Brasil Export, principal fórum de debates sobre o desenvolvimento dos setores de portos, logística, transportes e infraestrutura do país. Com o tema “Um olhar apurado para o futuro do Brasil e do planeta”, o evento visa propor um debate sobre soluções sustentáveis e inclusivas para o futuro. Sua programação foi transmitida pela TV BE News no canal 82 da Sky; canal 58 da parabólica; e em sinal aberto para a Grande Campinas no canal 19. Está disponível no canal @tv_benews no Youtube; e no site www.tvbenews.com.br.