Essa é a primeira composição que operará na linha 17-Ouro do metrô paulistano a partir de 2026 (Foto: Divulgação/Governo de SP)
Região Sudeste
Vagões do Metrô vindos da China chegam a Santos e são levados para a Capital
Partes da composição da Linha 17-Ouro foram transportadas em carretas do porto até o pátio na capital
Chegou na manhã de ontem (8) em São Paulo o primeiro trem da Linha 17-Ouro do Metrô. O processo de transporte foi iniciado no dia anterior (7), partindo do Porto de Santos (SP). Assim que houve a liberação aduaneira, a composição, vinda da China, foi colocada em carretas para ser transportada até o Pátio Água Espraiada, na zona sul da capital paulista.
Oito carretas subiram a serra, sendo cinco para cada um dos carros (vagões) que compõem o trem. Cada vagão pesa 16 toneladas. Ao todo, o comboio percorreu 70 quilômetros no trajeto do porto até o pátio da Linha 17-Ouro, na região da avenida Jornalista Roberto Marinho. Os outros três caminhões fizeram o transporte dos gangways, como são chamadas as estruturas de conexão entre os carros.
As carretas do transporte dos trens tinham, cada uma, 30 metros de comprimento, mais de cinco metros de altura e três de largura. A operação envolveu cerca de 40 profissionais, entre gestores, motoristas, policiais e agentes de trânsito.
Por ser feita na madrugada de sábado para domingo, a viagem levou apenas uma noite, pois reduziu o impacto no tráfego dos locais por onde passou. Toda a operação teve o apoio da Ecovias, concessionária responsável pela rodovia dos Imigrantes. Ao entrar nos limites da cidade de São Paulo, a logística passou a contar com o auxílio do órgão municipal competente.
Após a chegada no Água Espraiada, será iniciado o processo de montagem do trem, que pode levar até 30 dias, para depois terem início os testes estáticos e dinâmicos nas vias já construídas no pátio.
Ao todo, o Metrô adquiriu junto à empresa chinesa BYD 14 trens feitos exclusivamente para a Linha 17-Ouro. A primeira unidade veio ao Brasil de navio, navegando por 40 dias desde o porto de Zhangjiagang, na região de Xangai, na China. A segunda composição será enviada ainda neste ano e o restante, ao longo do ano que vem.
Linha 17-Ouro
O Metrô retomou a construção da Linha 17-Ouro em setembro do ano passado e vem avançando nas obras com mais de mil pessoas envolvidas. O lançamento de vigas da via de operação comercial já foi concluído e há ainda atividades de fabricação das estruturas metálicas do Pátio Água Espraiada. Também já foram montados os aparelhos de mudança de via do pátio, foi instalada a primeira porta de plataforma, na Estação Vereador José Diniz, e foram instalados os trilhos de captação elétrica, bem como equipamentos do sistema de sinalização.
Em paralelo, ocorrem trabalhos na China para a fabricação de outros conjuntos de portas de plataforma e Unidades Automáticas de Receptividade Garantida (AARU), que faz parte do sistema de tração dos trens.
A meta é concluir a obra bruta até o final de 2025, permitindo o avanço da instalação de sistemas para a abertura da linha em 2026. O trajeto vai ligar o Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda.