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Recurso virá do Fundo da Marinha Mercante (FMM), sendo utilizado ao longo de quatro anos para impulsionar a produção em seis estaleiros brasileiros, distribuídos pelas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste. O projeto prevê um incremento de 16% na frota nacional voltada para navegação interior. Foto: Divulgação

Hidrovias

BNDES concede R$ 3,7 bi para expansão do transporte fluvial

9 de setembro de 2024 às 17:02
Yousefe Sipp Enviar e-mail para o Autor

LHG Logística Ltda irá destinar recursos para 400 balsas e 15 empurradores visando operações pelos rios Paraná e Paraguai

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$3,7 bilhões para a LHG Logística Ltda., que irá usar o recurso para a construção de 400 balsas e 15 empurradores voltados ao transporte hidroviário de minério de ferro e manganês pelos rios Paraná e Paraguai.

O recurso foi autorizado pelo conselho diretor da instituição na última sexta-feira (06) e será proveniente do Fundo da Marinha Mercante (FMM), sendo utilizado ao longo de quatro anos para impulsionar a produção em seis estaleiros brasileiros, distribuídos pelas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste.

O projeto prevê um incremento de 16% na frota nacional voltada para navegação interior, abrangendo rios, lagoas e canais. A ampliação atende à crescente demanda logística do transporte de minério de ferro e manganês, extraídos em Corumbá (MS) e exportados através de um complexo hidroviário que percorre aproximadamente 2.500 quilômetros até o terminal de Nova Palmira, no Uruguai. As embarcações são fundamentais para garantir a eficiência no escoamento desses recursos minerais, reduzindo custos e fortalecendo o comércio regional.

De acordo com levantamento da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e do Instituto Energia e Meio Ambiente (Iema), o transporte hidroviário de granel mineral reduz em 95% as emissões de gases de efeito estufa em comparação ao modal rodoviário e em 70% em relação ao ferroviário. O insumo extraído do projeto, por sua vez, ainda possui alto teor de ferro, possibilitando o uso de tecnologias que favorecem a descarbonização da indústria siderúrgica.

Mais R$ 8,27 bi

O financiamento faz parte das prioridades definidas pelo Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM), responsável por aprovar iniciativas para o setor. Na última reunião, além de aprovar o projeto da LHG Logística Ltda, o CDFMM também autorizou a liberação de R$ 8,27 bilhões para apoiar 31 empreendimentos privados voltados à modernização de embarcações, construção, conversão, manutenção, e melhorias em estaleiros e terminais portuários

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, ressaltou que o Brasil, apesar de ser um dos maiores exportadores de minério de ferro, enfrenta forte concorrência internacional de países como China e Singapura. Ele estimou que o projeto pode adicionar cerca de R$4 bilhões às exportações brasileiras, ajudando a melhorar a competitividade.

“Ao investir na produção local, o país não só reduz a dependência de importações, mas também impulsiona as exportações e a balança comercial brasileira”, disse Mercadante.

O FMM, que é administrado pelo Ministério de Portos e Aeroportos, tem como principal fonte de recursos o Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM). O objetivo é desenvolver a indústria naval e promover a construção e reparo de embarcações no Brasil, incentivando o crescimento do setor e sua competitividade no cenário global.

“O mais importante é que com esses recursos aplicados em estaleiros das regiões Norte e Nordeste vamos impulsionar o desenvolvimento regional. Estamos reforçando nosso papel como líderes em inovação e desenvolvimento”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

Aguinaldo Filho, presidente da LHG Mining, afirmou esperar que o financiamento aumente a eficiência e a capacidade de escoamento dos minérios da empresa, respondendo ao crescimento da produção. “O Fundo da Marinha Mercante e o BNDES foram fundamentais para garantir a competitividade dos estaleiros brasileiros frente a concorrentes estrangeiros que apresentaram um custo inicial até 20% menor.”

A LHG Logística é responsável pela operação logística da mineradora LHG Mining, que integra o Grupo J&F.

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