sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Outro destaque nas operações do período é relacionado à movimentação de contêineres, que teve incremento de 16,6% ao operar mais de 280 mil TEUs, entre embarques, desembarques e remoções. Foto: Divulgação/Governo do Ceará

Região Nordeste

Porto do Pecém registra aumento de 17,9% na movimentação de cargas 

Atualizado em: 10 de setembro de 2024 às 8:51
Da Redação Enviar e-mail para o Autor

De janeiro a julho, foram operadas mais de 10 milhões de toneladas de cargas

O Porto do Pecém (CE) registrou um aumento na movimentação de cargas de janeiro a julho deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram mais de 10,6 milhões de toneladas atuais ante as 9,37 contabilizadas em 2023, o que representa um acréscimo de 17,9%.

Outro destaque nas operações do período é relacionado à movimentação de contêineres, que teve incremento de 16,6% ao operar mais de 280 mil TEUs, entre embarques, desembarques e remoções.

“Nossa evolução neste ano de 2024 tem sido muito positiva. E esperamos que no segundo semestre – com o início da temporada de exportação de frutas, aquecimento do setor siderúrgico, minerais, energias renováveis e a cabotagem – esse bom índice seja mantido”, disse André Magalhães, diretor comercial do Complexo do Pecém.

A temporada 2024/2025 de exportação de frutas teve início nesta semana, com o navio MSC Celeste, que saiu do Porto do Pecém carregado com 2.500 toneladas de melões, melancias, mangas e uvas produzidas nos estados do Ceará, Rio Grande Norte, Pernambuco e Bahia. Desse total, 98% têm os portos de Roterdã e de Londres como destino. O restante seguirá para outros portos da Europa.

Também esta semana, outras mil toneladas partiram do Pecém no navio Monte Verde, com destino aos Estados Unidos. “Nossa localização é estratégica, em 9 dias chegamos nos Estados Unidos e, em 12 dias, na Europa, garantindo um serviço de excelência e segurança. 100% das frutas são pesadas e escaneadas, assegurando a qualidade e integridade dos produtos. Essas condições otimizam e facilitam a exportação, tornando-nos um parceiro confiável no mercado internacional. Essa combinação de localização estratégica, qualidade e segurança tem sido a chave do nosso sucesso contínuo no atendimento ao mercado de frutas”, completou André.

Outras operações 

Ao longo dos primeiros sete meses de 2024, a cabotagem trouxe uma elevação de 12% se comparado a 2023 – com 6,88 milhões de toneladas movimentadas nesta modalidade. Para o desembarque, figuram minérios, cereais, combustíveis minerais, plásticos e suas obras entre os principais produtos. Para embarque, por sua vez, obtiveram destaque sal, ferro fundido, plásticos e suas obras e cereais.

 

Compartilhe:
TAGS