Especial Fenamar
Ex-presidentes comentam sobre atuação da Fenamar
Sotello: Fenamar foi “a realização de um sonho”
Presidente fundador da Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima (Fenamar), o empresário Ney Garcia Sotello (falecido em 2014, aos 83 anos) afirmava que a criação da entidade foi “a realização de um sonho que havia iniciado em 1985, no I ENAP – Primeiro Encontro Nacional das Associações Profissionais, realizado em Santos”. Sotello esteve à frente da Fenamar de 1989 a 1995. “O sonho foi de aglutinar os poucos sindicatos das agências de navegação marítima, então existentes, dentro de uma federação nacional. Ao ser realizado o V ENAP (Encontro Nacional de Autoridades Portuárias) em Recife, em 1989, os cinco sindicatos existentes resolveram criar a Fenamar, no dia 07 de setembro de 1989. Não foi um caminho fácil”, destacou o executivo durante a assembleia da Fenamar de 1 de setembro de 1995, quando encerrou seu mandato como presidente.
Federação é a “voz nacional unificada” dos agentes, diz Branco
A fundação da Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima (Fenamar), em 1989, se deve à vontade dos agentes de navegação de ter “uma voz nacional unificada para reivindicar a modernização das normas que regulavam a atividade e entravavam as operações portuárias”. A afirmação é de António Carlos Rodrigues Branco, que presidiu a entidade de 1995 a 2001.
Foi na gestão de Branco quando a Fenamar se filiou à Federação das Associações Nacionais de Agentes de Navegação (Fonasba), passando “a participar de estudos em âmbito mundial para, também nesse plano, estabelecer normas protetivas da atividade do agenciamento marítimo e fortalecimento da logística marítima do comércio exterior”. Nesse período, destaca o executivo, a Fenamar também incentivou a criação de sindicatos empresariais em todos os estados com atividade marítima e intensificou sua interação com as demais autoridades do setor e as entidades empresariais, atuando no processo de modernização dos portos dos anos 90.
Para Rocha Júnior, Fenamar garante “mais força para o agente”
Presidente da Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima (Fenamar) de 2013 a 2019, o empresário Waldemar Rocha Júnior apresenta a entidade como estratégica para a categoria, ao congregar os sindicatos de agentes de navegação do Brasil e suas agências afiliadas. “A Fenamar reúne (sindicatos e agentes) em um fórum de debates do Brasil todo e, assim, conseguimos maior força para negociar com autoridades e outros órgãos”, explicou. Em sua gestão, ele destaca o trabalho pela valorização e o reconhecimento do agente marítimo, “um tema que continua na Fenamar, uma pauta constante das nossas assembleias”.