Especializada no transporte de cargas por cabotagem, Itajaí será incluída na rota semana que atende portos de Santos, Paranaguá, Suape, Pecém e Manaus (Foto: Divulgação/Norcoast)
Região Sul
Norcoast vai expandir operações de cabotagem para Itajaí
Porto localizado em SC será incluído na rota semanal da companhia a partir de 2 de outubro
A Norcoast, empresa especializada em navegação por cabotagem, anunciou nesta semana que vai expandir suas operações para o Porto de Itajaí, em Santa Catarina. A cidade será adicionada a rota semanal da empresa, que já atende os portos de Santos (SP), Paranaguá (PR), Suape (PE), Pecém (CE) e Manaus (AM).
Segundo a companhia, a inclusão do Porto de Itajaí no transporte de cargas na costa brasileira acontecerá no dia 2 de outubro.
O Porto de Itajaí é o segundo maior do país em movimentação de contêineres e é um dos principais do estado. Além disso, o complexo tem papel estratégico para a companhia, oferecendo maior competitividade logística, especialmente para Santa Catarina e parte do Rio Grande do Sul.
Com forte presença na região Sul, a Norcoast possui escalas semanais no Porto de Paranaguá desde quando começou a operar em fevereiro deste ano. Impactando a logística local, a companhia já contabiliza 80 clientes atendidos no estado paranaense, com foco em fornecer mais eficiência e competitividade ao setor produtivo regional.
A Norcoast transporta uma ampla variedade de produtos, como cargas refrigeradas para produtores de proteína, produtos da indústria de linha branca, materiais de construção, embalagens, madeira, entre outros.
“O Brasil vem mudando cada vez mais sua cultura de transporte ao compreender que o modal de navegação costeira entrega melhores resultados, quando comparado com os demais. Nossa nova escala em Itajaí além de ampliar as atividades da Norcoast, traz mais competitividade logística, principalmente para Santa Catarina e parte do Rio Grande do Sul, fomentando assim o desenvolvimento econômico brasileiro”, destacou Gustavo Paschoa, CEO da Norcoast.
A Norcoast avalia que o Porto de Itajaí possui um importante fator estratégico, uma vez que o estado catarinense passa por um momento de grande restrição com respeito à infraestrutura portuária. A companhia acredita que a volta das operações vai auxiliar muito os embarcadores da região.
“Simplificando o transporte de cabotagem com soluções digitais e uma logística de ponta a ponta, queremos oferecer soluções eficientes e com melhor custo-benefício, trazendo flexibilidade e adaptabilidade ao mercado”, acrescentou o CEO da Norcoast.
A nova escala em Itajaí da empresa está vinculada à parceria com a JBS Terminais, que venceu a licitação de arrendamento transitório para operar o terminal de contêineres do complexo portuário.
“Estamos muito felizes pelo início da parceria entre Norcoast e JBS Terminais, pois sabemos o potencial da cabotagem no Brasil”, comentou Aristides Júnior, CEO da JBS Terminais.
A Norcoast é uma joint venture entre a brasileira Norsul, tradicional no transporte de cabotagem, e a alemã Hapag Lloyd, especializada no transporte de contêineres em todo o mundo. A companhia oferece transporte marítimo em contêineres ao longo da costa brasileira e da bacia amazônica, com uma frota de quatro navios, cada um com capacidade de até 3.500 TEUs, e serviços semanais.